Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O II Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, a realizar nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2011, na Escola Superior de Educação de Coimbra, visa reunir educadores, professores e investigadores e possibilitar uma reflexão sobre as questões e os estudos respeitantes ao ensino da Língua materna e L2 nos ensinos básico e pré-escolar.
Os últimos anos têm sido prolíferos em análises que nos dão conta de alguns défices de competências dos alunos no manejo da sua língua materna, nos vários planos: do conhecimento explícito da língua, da escrita, da leitura e da oralidade.
É hoje consensual a ideia de que devemos encarar o ensino-aprendizagem da língua numa perspectiva integrada e contínua, ao longo de todos os ciclos de escolaridade.
Ora, perante uma nova reforma curricular no Ensino Básico, é crucial debruçarmo-nos sobre as novas perspectivas, desafios e obstáculos que se têm vindo a desenhar nas políticas de ensino da Língua Portuguesa e nas práticas pedagógicas levadas a cabo na Escola.
É por essa razão que urge reflectir sobre as práticas de ensino da língua mas também da leitura e, especificamente, do modo como a Escola ensina as novas gerações a ler, a escrever e a contactar com o texto literário.
Ler mais >>



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor