IFLA: uma agenda de competências essenciais para o futuro das bibliotecas
O relatório A Skills Agenda for the Trend Report complementa o Relatório de Tendências da IFLA, partilhando um conjunto de áreas nas quais deveríamos concentrar-nos para garantir a máxima preparação para o que o futuro possa trazer.
Para identificar as competências que serão mais relevantes no futuro, os líderes emergentes participantes do IFLA Information Futures Summit , realizado em Brisbane, Austrália, de 30 de setembro a 2 de outubro, realizaram um workshop. Este workshop foi baseado no próprio Relatório de Tendências e nas discussões realizadas durante a cúpula, permitindo explorar e definir uma agenda de competências para o futuro das bibliotecas. Os participantes colaboraram depois on-line para transformar essas reflexões num documento abrangente, concebido como um guia e ponto de partida para futuras conversas dentro do setor.
Assim, o relatório apresenta uma agenda de competências essenciais para o futuro do trabalho em bibliotecas, com base nas tendências identificadas no Relatório de Tendências da IFLA. O documento agrupa as competências em três domínios principais: competências práticas, competências de parceria e competências de desenvolvimento pessoal.
Competências Práticas
- Programação Básica: Conhecimento fundamental de linguagens como Python e R para auxiliar no apoio a utilizadores e na automatização de tarefas biblioteconómicas. Esta competência permite compreender o funcionamento de aplicações digitais, criar pequenas soluções tecnológicas para melhorar os serviços e apoiar os utilizadores em atividades relacionadas com a programação.
- Literacia em Inteligência Artificial: Compreensão básica de conceitos como aprendizagem automática e processamento de linguagem natural, permitindo o uso de ferramentas como chatbots e assistentes virtuais para melhorar os serviços da biblioteca. O domínio desta competência ajuda a utilizar sistemas de recomendação e otimizar a pesquisa de informação.
- Literacia em Privacidade: Capacidade de proteger informações pessoais e orientar os utilizadores sobre boas práticas de privacidade em ambientes digitais. Inclui o conhecimento sobre legislações de proteção de dados, como o RGPD, e a capacidade de identificar riscos de segurança online.
- Literacia em Comunicação Científica: Entender os processos de publicação académica, incluindo acesso aberto e direitos de autor. Esta competência é fundamental para apoiar investigadores e estudantes na navegação pelo ecossistema da ciência aberta.
- Gestão de Projetos: Planear, executar e avaliar projetos para a implementação de novos serviços e iniciativas. Abrange a utilização de ferramentas como diagramas de Gantt e metodologias ágeis para garantir o sucesso das iniciativas.
- Literacia Informacional e Mediática: Capacitar os utilizadores para a análise crítica da informação e o combate à desinformação. Implica ensinar estratégias para verificar a veracidade das fontes e compreender o impacto das redes sociais na disseminação de (des)informação.
- Gestão da Informação: Gerir recursos de informação de forma ética e eficiente, considerando o desenvolvimento de políticas de gestão de dados e a organização de coleções físicas e digitais.
Competências de Parceria
- Advocacy, Extensão, Marketing e Comunicação: Promover o valor das bibliotecas e envolver comunidades diversificadas. Inclui o desenvolvimento de campanhas de sensibilização, a utilização de ferramentas de marketing digital e a criação de parcerias estratégicas.
- Competências de Negociação e Relacionamento Interpessoal: Estabelecer e manter relações de cooperação com stakeholders e parceiros. Envolve a capacidade de comunicar de forma clara, ouvir ativamente e encontrar soluções benéficas para todas as partes envolvidas.
- Construção de Comunidades, Colaboração e Trabalho em rede: Criar redes de apoio e colaboração para troca de conhecimentos e recursos. Esta competência passa por identificar atores relevantes no setor e criar sinergias para o desenvolvimento de projetos comuns.
- Gestão da Mudança: Lidar com transformações organizacionais e tecnológicas de maneira proativa. Implica a capacidade de antecipar tendências, comunicar eficazmente a necessidade de mudança e envolver as equipas no processo.
- Pedagogia e Ensino: Desempenhar um papel ativo na formação de utilizadores e no desenvolvimento de competências informacionais. Exige o conhecimento de métodos de ensino eficazes e a capacidade de adaptar os conteúdos a diferentes públicos.
- Consciência Cultural: Reconhecer e respeitar a diversidade cultural nas interações e serviços de biblioteca. Implica a compreensão das necessidades específicas de comunidades diversas e a criação de serviços inclusivos.
Competências de Desenvolvimento Pessoal
- Mentalidade de Crescimento e Resiliência: Estar disposto a aprender continuamente e a adaptar-se a novos cenários. Envolve a capacidade de lidar com desafios, aprender com os erros e procurar ativamente novas oportunidades de crescimento.
- Empatia e Inteligência Emocional: Compreender e atender às necessidades dos utilizadores. Inclui a capacidade de reconhecer e gerir as próprias emoções e de compreender os sentimentos dos outros.
- Pensamento Crítico e Inovador: Analisar criticamente tendências e propor soluções criativas. Esta competência é fundamental para questionar práticas estabelecidas e introduzir melhorias nos serviços prestados.
- Liderança Colaborativa: Inspirar e motivar equipas na busca por objetivos comuns. Implica a capacidade de promover a cooperação, valorizar as contribuições de todos os membros e orientar a equipa para o sucesso.
- Autonomia e Proatividade: Tomar iniciativas de melhoria e inovação nos serviços biblioteconómicos. Esta competência exige uma atitude proativa e a confiança para implementar novas ideias de forma independente.
Com esta agenda, a IFLA convida os profissionais de bibliotecas a refletirem e agirem. O relatório destaca que a preparação para o futuro passa pelo investimento em formação contínua e pela colaboração com outras instituições e setores. O desenvolvimento destas competências permitirá aos bibliotecários e profissionais da informação enfrentarem os desafios emergentes e aproveitarem as oportunidades de um mundo em constante mudança. Só assim as bibliotecas permanecerão espaços dinâmicos, inclusivos e resilientes.
Referência
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). (2024, 6 de fevereiro). A skills agenda for the trend report. https://www.ifla.org/news/a-skills-agenda-for-the-trend-report/