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Blogue RBE

Qua | 07.09.22

IFLA: 87.º Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação | Participação da RBE

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A Rede de Bibliotecas Escolares marcou presença no 87.º Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação, promovido pela IFLA (IFLA WLIC 2022), em Dublin, entre os dias 26 e 29 de julho de 2022. Para refletir e trabalhar sobre a temática «Inspire, Envolva, Capacite, Conecte-se», estiveram presentes no Congresso participantes de 96 países, 1900 em Dublin e 495 a distância.

A IFLA (Associação Internacional de Bibliotecas) é uma organização internacional, independente, não governamental e sem fins lucrativos que representa a voz de todos os profissionais das bibliotecas e da informação. No 87.º Congresso, a RBE apresentou um poster sobre o modo como as bibliotecas escolares integram os planos de desenvolvimento digital das escolas portuguesas:

- No universo de 811 agrupamentos, 629 participaram num inquérito conduzido pela RBE, que permitiu concluir que 85% das bibliotecas integram os planos de desenvolvimento digital das escolas.

- A criação e organização de conteúdos digitais bem como o ensino de competências digitais são apontadas como áreas prioritárias pela quase totalidade de agrupamentos que responderam ao inquérito.

- 73% inserem nos planos de desenvolvimento digital das escolas ações relacionadas com práticas de ensino e aprendizagem e mais de metade das bibliotecas estão a investir no desenvolvimento profissional dos seus professores e nas infraestruturas e equipamento das bibliotecas.

- As questões relacionadas com a liderança e práticas de governança, assim como a utilização da tecnologia nas práticas de avaliação merecem a atenção de um número reduzido de bibliotecas.

A presença da RBE, que integrou formalmente a IFLA em 2022, alargou-se também à participação nas sessões dinamizadas por dois grupos de trabalho, cujo âmbito de ação se prende com a temática «educação e formação» e «bibliotecas escolares». O grupo responsável pela secção das bibliotecas escolares submeteu a apreciação da UNESCO o novo Manifesto da Biblioteca Escolar, que, após aprovação, será traduzido para português pelo Gabinete da RBE.

Com o objetivo de inspirar, envolver, capacitar e ligar as bibliotecas de todo o mundo, a IFLA publica documentos orientadores com regularidade. Durante o Congresso foram divulgados dois documentos importantes:

1. O texto atualizado do Manifesto das Bibliotecas Públicas, documento basilar para o trabalho das bibliotecas públicas de todo o mundo, que foi publicado em 1949 e revisto em 1972 e 1994;

2. Diretrizes da IFLA para Programas de Educação Profissional em Biblioteconomia e Ciência da Informação, aprovado em abril de 2022.

Os participantes do Congresso tiveram ainda oportunidade de visitar a Biblioteca e Centro de Artes “The Source”, em Thurles, e a Biblioteca da Universidade de Limerick. A Biblioteca e Centro de Artes de Thurles disponibiliza o serviço gratuito de requisição de livros digitais e audiolivros através de uma aplicação de telemóvel.

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Na parte mais moderna da Biblioteca da Universidade de Limerick, cujo edifício foi intervencionado em 2018, não há livros expostos, privilegiam-se os espaços e os equipamentos para diferentes fins: estudo individual em silêncio, trabalho de grupo em alas comuns, salas para trabalho de grupo, espaços para descansar e conversar, espaços para produzir/criar. Os livros estão arrumados em contentores, num grande sistema de arrumação, podendo ser requisitados através do sistema de empréstimo informatizado.

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A biblioteca disponibiliza também serviços de empréstimo de computadores portáteis e o serviço de devolução de documentos está completamente informatizado.

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Na parte antiga da biblioteca, os livros estão expostos em estantes, mas privilegiam-se também os espaços de trabalho, preparados para grupos e com equipamento adequado.

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A RBE congratula-se por ter integrado a IFLA e compromete-se a colaborar com esta associação internacional, contribuindo para que as bibliotecas escolares sejam inspiradoras, envolvam, capacitem e permitam incrementar ligações com pessoas outras bibliotecas.

 

Referências

1. IFLA – International Federation of Library Associations and Institutions

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0