Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




regio.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POESIA EM RÉGIO | 21 Março | Praça da República – Portalegre |  ENTRADA LIVRE

 

 No próximo dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, a Fundação INATEL homenageia o poeta José Régio, em Portalegre, num convite à participação coletiva em ambiente festivo.

 

A iniciativa enquadra-se no âmbito da missão cultural da INATEL enquanto consultora da Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pretende evocar a importância do património literário português.

 

A partir das 16h30, a Praça da República e o Café Concerto do CAEP acolhem atividades onde a população será desafiada a traduzir a poesia e o colecionismo, duas paixões incontestáveis da sua personalidade, através da pintura, desenho e escrita, culminado numa instalação que será exibida no final do espetáculo.

 

Pelas 17h, serão promovidas visitas guiadas à Casa Museu José Régio, local que o poeta habitou durante 34 anos. A visita dará a conhecer o gosto do poeta por antiguidades e pelo colecionismo, num percurso dirigido em que o ator Paulo Bórgia dará corpo ao homenageado e revelará uma faceta mais íntima do artista.

 

Ás 19h, o Grande Auditório do CAEP abre portas assinalando o Dia Mundial da Poesia com a leitura do Manifesto da Poesia intitulado "A palavra feita de palavras", um original do escritor José Luís Peixoto que será lido pelo ator Rui Mendes.

 

No espetáculo de homenagem e celebração da vida e obra de Régio participam vários grupos culturais locais e nacionais através da poesia, teatro, música, dança e cinema, numa viagem com encenação a cargo de Hugo Sovelas.

 

Poesia em Régio é uma iniciativa da Fundação INATEL que conta com a Câmara Municipal de Portalegre como parceiro estratégico, o apoio da Casa Museu José Régio e do CAEP e as parcerias institucionais com a Fundação Robinson, Fundação Calouste Gulbenkian e Cinemateca Portuguesa.

 

A iniciativa, de entrada livre, convoca o Alto Alentejo a participar nesta celebração do José Régio, em Portalegre. 

 

Ler mais >>

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor