Helder Macedo
Revista Caliban | foto: Helder Macedo, em Praga | por Maria João Cantinho |
“Contemporâneos são todos aqueles com quem vivemos” (entrevista)
Poeta, romancista, ensaísta, estudioso da literatura portuguesa desde a Idade Média ao século XX, Helder Macedo ocupou a cátedra Camões, na prestigiada universidade King’s College entre 1982 e 2004. Ainda é, actualmente, Emeritus Professor of Portuguese no King’s College. Trata familiarmente e sem pompa autores como Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda, Camões, António Vieira, Cesário Verde, Pessoa, entre outros. Brilhante conversador, irreverente, de espírito vivaz e extraordinário sentido de humor, ei-lo aqui connosco, para conversar sobre o seu último livro, Camões e outros Contemporâneos, editado recentemente pela Presença. Leia aqui o texto de Hugo Pinto Santos sobre a obra.
O seu livro levou-me para o conceito de contemporâneo, tal como Agamben o defende naquele pequeno ensaio intitulado “O que é um contemporâneo”. Uma das definições que ele dá do contemporâneo é a de que ele é o que «fracturou as vértebras do seu tempo» e transformou a fractura numa forma de abertura que liga os tempos e estabelece entre eles a sua ligação. Camões é, nesse sentido, um contemporâneo? Porquê?(...)
Ler mais >>
Conteúdo relacionado:
- Helder Macedo: “Durante a ditadura a crítica literária era menos consensual” | Observador
- Coleção de artigos do autor na Colóquio Letras (F. Gulbenkian)
- Helder Macedo - Um criador erudito (João Cutileiro - Jornal de Letras)
- “A juventude não se tem. A juventude conquista-se” (Joana E. Marques - Observador)
- “Este livro está cheio de mortos, mas para mim estão todos vivos” (Luís Miguel Queirós - Público)
- O gosto da dissidência (Luís Miguel Queirós - Público)
- Helder Macedo. “Não sou um escritor que está a tomar notas policialmente em relação ao mundo” (Jornal I)
- Helder Macedo revela a correspondência e os vícios de Luiz Vaz de Camões a propósito da reedição revista e aumentada de "Camões e a Viagem Iniciática". (Canal Q)
- Helder Macedo (Wikipédia)