Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 26.05.25

Happening Raul Proença 2025

Blogue.png

Um só querer,  um só ser, muitos saberes…

No dia 10 de maio de 2025, as ruas da cidade das Caldas da Rainha foram palco de uma iniciativa ímpar, desenhada de forma colaborativa e vivida intensamente por toda a comunidade escolar e local, que conjugou arte, ciência, património e memória, numa celebração coletiva em que Camões foi referência simbólica e identitária. 

O Happening Raul Proença foi organizado pela primeira vez em 2022, no âmbito das comemorações dos 50 anos do Liceu, dos 40 anos da Escola Secundária Raul Proença e dos 10 anos do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome. Este ano, a celebração assumiu, ainda, um simbolismo acrescido, ao associar-se aos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, figura maior da cultura e da identidade linguística portuguesas, coincidindo também com a data de aniversário de Raul Sangreman Proença.  

O evento teve início no espaço público da cidade, na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal das Caldas da Rainha, num gesto que traduz a abertura do Agrupamento de Escolas Raul Proença à comunidade, assumindo a cidade como prolongamento natural do espaço educativo e lugar de eleição para a celebração conjunta da cultura, da leitura e do conhecimento. 

Cerca de 600 alunos e professores, unidos por um só querer e um só ser, mas com muitos saberes, tornaram a cidade o cenário vivo de um percurso poético, musical, coreográfico, científico e digital, onde a herança camoniana foi (re)interpretada e reinventada pelas novas gerações. De forma descentralizada, e envolvendo múltiplos espaços emblemáticos - da Praça 25 de Abril às principais artérias comerciais -, a comunidade educativa projetou a figura de Camões para os tempos atuais, cruzando os seus versos com dança, música, ciência, robótica, tecnologia e expressão multimodal. A organização do evento esteve a cargo do Clube do Património. 

Palavra, corpo, saberes e robôs em movimento…

A abertura do Happening começou com um momento de dança, apresentado pelos alunos do ensino articulado da Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, seguido da atuação do Coro da Academia de Música de Óbidos, junto à escadaria da Câmara Municipal. Logo a seguir, ecoaram palavras de mudança com os “MiniOnofrinos” a declamar “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, num tributo camoniano que ressoou da praça a outros espaços da cidade, ligando passado e presente.

Espalhadas pelas ruas da cidade, várias performances destacaram a declamação de poemas de Luís de Camões. Os alunos da EB1 de Santo Onofre/Centro Escolar deram voz à poesia com a atividade “Camões em rima”, enquanto a exposição “As plantas na obra de Camões”, apresentada junto ao Hemiciclo João Paulo II, representou a dimensão científica da obra camoniana, numa articulação entre literatura e ciências naturais. Os alunos da EB do Bairro dos Arneiros declamaram poemas, junto à Praça da Fruta, e os alunos do ensino articulado da Academia de Música de Óbidos juntaram-se aos alunos da EB da Foz do Arelho em “Verdes são os campos”. Os alunos da EB do Bairro da Ponte desenvolveram a atividade “Camões: Amor é dizê-lo em tantas línguas”. Com “Telhados de Amor - Sementes de esperança”, deu-se a possibilidade de celebrar a união entre os povos, numa ação solidária. Também o Conservatório de Caldas da Rainha contribuiu com uma atuação musical no Largo José Barbosa e a Associação de Pais e Encarregados de Educação também esteve presente, dando a conhecer-se à cidade.  

O Café Capristanos acolheu uma conversa intitulada “A Cultura Clássica na Escola do Futuro”, que revisitou a tradição humanista no contexto atual e, complementando estas intervenções, a poesia itinerante “Vamos celebrar Camões” percorreu a cidade - os alunos da EB de Santo Onofre e da Escola Secundária Raul Proença foram partilhando poemas camonianos com os  transeuntes, numa aproximação sensível e acessível ao legado do autor de Os Lusíadas.

Numa leitura contemporânea da curiosidade e do saber multidisciplinar que caracterizaram o espírito renascentista, o Happening não se limitou às artes performativas. O Clube Ciência Viva Raul Proença dinamizou a atividade “Ciência em ação” e os alunos do projeto Robotics Code Raul apresentaram “Robótica e Informática para todos”, enquanto expressões da criatividade e engenho humano no contexto atual. A figura de Camões, homem do seu tempo mas profundamente moderno, legitimou e inspirou uma abordagem integrada dos saberes como a atual valorização crescente das STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em contexto educativo.

Ao integrar experiências de robótica, informática e ciência experimental no contexto de um evento artístico e literário, o Agrupamento reafirmou a necessidade de promover saberes articulados, estimulando o pensamento crítico, a resolução criativa de problemas e a literacia da leitura e digital, competências essenciais para formar cidadãos capazes de interpretar e transformar o mundo em que vivem, à imagem do espírito camoniano. 

Mais uma vez, as bibliotecas escolares foram parceiras dos projetos desenvolvidos pelos professores e alunos e estiveram envolvidas, por exemplo, na conceção, mediação e concretização de algumas atividades, promovendo práticas pedagógicas integradoras e culturalmente significativas.

Um evento que celebra a escola, a cidade e o futuro

O Happening Raul Proença 2025 apresentou-se como a afirmação de pertença e identidade, com a escola a sair das suas paredes para dialogar com a cidade, num verdadeiro ato de cidadania cultural. Esta polifonia evidenciou o envolvimento transversal das escolas do Agrupamento e reforçou a ideia de que a educação é um processo coletivo, vivido com emoção, criatividade e entrega.

As iniciativas do dia 10 de maio constituíram o momento inaugural de um ciclo comemorativo mais amplo, já que as Festas da Cidade promovem outros momentos de encontro, de criação e celebração no espaço público. No âmbito do seu compromisso educativo, o Agrupamento devolve, desta forma, o muito que a cidade das Caldas da Rainha lhe dá.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0