Na próxima quarta-feira, dia 14 de Abril, às 10h, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o quarto dos nove encontros promovidos pelo Fórum para a Liberdade de Educação.
Temática a abordar: A ciência económica evidencia uma correlação entre educação e desenvolvimento. Um estudo recente da McKinsey relata que os maus resultados educativos dos EUA equivalem a uma recessão permanente, com um custo maior do que a recessão que recentemente tem afectado a economia americana. Para além da economia, a educação sem qualidade tem ainda implicações sociais negativas, que afectam as classes socialmente desfavorecidas e se estendem às classes médias. Em que medida é que a educação determina as perspectivas de desenvolvimento económico? Quais os custos sociais de uma educação sem qualidade? Que futuro para Portugal se não ultrapassar o seu persistente atraso educativo?
O encontro terá a participação de Mona Mourshed, doutorada em desenvolvimento económico pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), estudiosa das reformas educacionais em dezenas de países e autora do estudo publicado pela consultora americana McKinsey intitulado The economic impact of the achievement gap in american schools.