Há escolas que são asas

Escola Básica de Santiago Maior - Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja
Decorreram nos dias 19 e 20 de novembro as "Jornadas da Educação 2025" – BEJA EDUCA: Incluir, Associar e Aprender. Promovidas pela Câmara Municipal de Beja, a comunidade educativa é convidada a participar em dois dias "dedicados à reflexão, partilha e inovação em educação, com painéis temáticos, conferências e momentos de diálogo sobre os desafios e oportunidades do ensino atual".
A Escola Básica de Santiago Maior - Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja incluiu o painel temático "Há escolas que são asas" apresentando a forma como implementou no ano letivo transato o projeto Ler Fora da Escola.
A comunicação foi apresentada pela Professora Bibliotecária e uma professora titular do ensino pré-escolar e foi demonstrado que este projeto constrói pontes entre a escola e as famílias, reforçando o prazer de ler desde as idades mais precoces. Embora promova a leitura em contexto escolar, estende-a também para fora da escola, envolvendo as famílias de forma integrada.
A regularidade da leitura e a articulação entre estes intervenientes constituem o alicerce do trabalho desenvolvido.
Sabendo que grande parte do sucesso na aprendizagem da leitura depende da forma como a família promove a linguagem, o conhecimento e as competências cognitivas necessárias para que as crianças compreendam o que leem e se sintam motivadas para ler, em contacto com um ambiente rico em textos e livros foi sublinhado, também, este pressuposto sólido: as crianças apreciam os momentos de leitura partilhada e as famílias reconhecem os seus benefícios.

O projeto envolve, atualmente, as cinco salas de Educação Pré-Escolar do Centro Escolar de Santiago Maior, as respetivas docentes e as famílias. A partir do mês de janeiro será alargado a duas turmas do 1.º e 2.º anos de escolaridade.
A operacionalização faz-se através de livros, sessões de acompanhamento e recursos disponibilizados pela equipa do projeto, incluindo materiais, orientações e roteiros para pais e docentes. Existe ainda um “Espaço dos Livros” com sugestões atualizadas que inspiram a leitura partilhada em família.
O que já foi concretizado:
🟥Apresentação do projeto às famílias e entrega dos roteiros.
🟥Calendarização das sessões presenciais até ao final do ano.
🟥Distribuição dos livros para leitura em casa.
🟥Criação de materiais apelativos (marcadores personalizados, pequenos desafios de leitura em família).
🟥Prolongamento do horário da biblioteca às quintas-feiras, até às 18h, para facilitar a requisição de livros por pais e crianças.
Quando a família valoriza os livros, lendo, comentando e mostrando entusiasmo, a criança passa a encará-los como parte natural e agradável do seu quotidiano. Nesse ambiente, a curiosidade e o gosto pela leitura emergem de forma espontânea e consistente.
Maria da Luz Estevens, professora bibliotecária
Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja