Guia básico para utilizar o jornal como recurso didático na aula
por Ingrid Mosquera Gende | Fonte | |
Podemos destacar duas formas essenciais de usar os jornais na aula. Por um lado, mediante a leitura, manipulação e trabalho com jornais existentes e, por outro lado, mediante a criação de jornais por parte dos alunos. Duas atividades complementares que podem ser tratadas individualmente, dadas as possibilidades que permitem.
O jornal como instrumento de trabalho ou recurso didático serve para desenvolver uma aprendizagem global e transversal, podendo englobar, como veremos, distintos assuntos e levando a que os estudantes sejam capazes de observar a realidade desde diferentes pontos de vista, assim como refletir, igualmente, sobre a objetividade e a subjetividade das informações. A quantidade de atividades que podem realizar-se a partir dele são muito variadas.
Portanto, centrando a nossa atenção na introdução dos jornais na aula, talvez a primeira pergunta que pode surgir é que jornais utilizar e em que idades começar com este tipo de atividades. (...)
Ler mais >>
Guía básica para utilizar el periódico como recurso didáctico en el aula
Guía básica para utilizar el periódico como recurso didáctico en el aula. (2017). El Blog de Educación y TIC. Retrieved 17 October 2017, from http://blog.tiching.com/guia-basica-utilizar-periodico-recurso-didactico-aula/
Conteúdo relacionado:
- Literacia para os média e cidadania global: Caixa de ferramentas
- “Tratar os Media por Tu – Guia prático de Educação para os Media”
- Os Média na Escola
- Como criar uma rádio na escola, guia didático
- Como TVer
- A família e os meios de comunicação
- Declaração dos Direitos de Literacia dos Cidadãos Europeus
- Boas práticas: leituras e companhia
- A importância da Literacia da Informação
- 20 recursos para aprender y crear recursos sobre la publicidad