Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 16.09.13

Gilles Lipovetsky abre, amanhã, o Fórum Cultura Viva, na Sociedade Portuguesa de Autores











Imagem: Escritos e Besteiras de Wesley Moreira




Anuncia o jornal Público de hoje que Uma conferência do filósofo francês Gilles Lipovetsky, com o tema A Cultura na Era da Globalização, dá início, terça-feira [17 set.] às 18h30, ao Fórum Cultura Viva, a uma série de encontros com os quais se pretende pensar a cultura hoje.

Os encontros são coordenados pelo filósofo e antigo ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho, e partem de uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Depois da conferência inaugural, haverá, uma vez por mês, no auditório da SPA, [Lisboa], um debate sobre um sector cultural. O primeiro, que acontecerá já em Outubro, será sobre o estado do cinema.


“Fui convidado pela SPA”, explica Carrilho ao PÚBLICO, “e propus para a conferência inaugural o nome de Gilles Lipovetsky porque ele fez o melhor diagnóstico que conheço das profundas transformações da cultura na era da globalização". O filósofo francês é autor, entre outros livros, de A Cultura-Mundo – Resposta a Uma Sociedade Desorientada, editado em Portugal pelas Edições 70. "As coisas mudaram muito nos últimos dez ou quinze anos, e o que queremos é que o debate parta muito da situação contemporânea e não de uma visão nostálgica do que já foram ou do que deviam ter sido as políticas para a cultura", afirma Carrilho. 

Pode ler mais sobre Gilles Lipovetsky, ou conhecer os títulos que publicou, consultando estas ligações:

_____________________________________________________________________________________________________________________