Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 04.07.23

Francisca de Aragão lança "Caderneta de Cromos"

2023-07-04.png

A Biblioteca Escolar da EB 1/JI Francisca de Aragão, em Quarteira, lançou, durante o mês de junho, uma "Caderneta de Cromos" como parte final do projeto Da janela ao postigo: vem aprender comigo!

Este projeto, desenvolvido pela biblioteca escolar ao longo do ano letivo, estabeleceu uma articulação sistemática no apoio ao currículo, nas turmas do 1º ano, envolvendo 112 alunos. Como atividade de encerramento, esta caderneta fortaleceu os laços afetivos entre a biblioteca, as crianças do 1.º ano e as respetivas professoras, além de consolidar aprendizagens significativas em diferentes áreas, trabalhadas durante todo o ano letivo.

Simultaneamente, proporcionou uma experiência divertida e interativa com cromos que representam personagens, acontecimentos ou momentos das histórias exploradas na biblioteca. Cada página da caderneta foi reservada a uma história específica, e cada cromo possuía um número que correspondia ao seu lugar na caderneta. No verso da capa, os alunos encontravam uma lista numerada com todos os cromos da coleção.

Uma das características interessantes da atividade era que os cromos repetidos só poderiam ser trocados por outros cromos entre os alunos das turmas participantes. Essa troca estimulou a comunicação, negociação, cooperação, partilha e empatia entre os estudantes, desenvolvendo as suas competências sociais e fortalecendo o espírito de comunidade.

Para garantir que todos os alunos tivessem a oportunidade de concluir as suas cadernetas de cromos, no antepenúltimo dia de aulas, aqueles que ainda não tinham preenchido todos os espaços, poderiam dirigir-se à biblioteca escolar e receber os cromos em falta.

Partilham-se os materiais utilizados nesta atividade: Caderneta; Cromos e Carteira de Cromos.

_____________________________________________________________________________________________________________________