Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Forum RBE

27.06.09
Fórum Rede de Bibliotecas Escolares

A FIL (Parque das Nações) acolheu hoje, dia 26 de Junho, o Fórum sobre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) intitulado “13 anos a construir saberes”, que contou com a presença de Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra de Educação.

O programa da RBE, existente há 13 anos, foi criado com o objectivo de proporcionar a todos os alunos o acesso a uma biblioteca dentro da sua escola/agrupamento de escolas, de forma a que os alunos possam adquirir competências na leitura e a nível tecnológico, assim como disporem de informação suficiente para que se possam tornar cidadãos informados e participativos.
Bruna Pereira Forum Estudante >>


Etiquetas:


6 comentários

Sem imagem de perfil

De angelina maria pereira a 28.06.2009 às 14:20

Queria falar da surpresa e orgulho que senti quando entrei no Pav 4 da FIL: o vermelho rubro, metáfora da Liberdade, os gigantescos quadros com fotos fantásticas de bibliotecas escolares, a sala CHEIA (cerca de 1500 participantes!!) de futuros professores bibliotecários, bibliotecários, inúmeras personalidades da Cultura e Educação! O brilhante discurso de Teresa Calçada,que fez História, retrospectivando o percurso da RBE e apontado, com clareza, os desafios que se impõem a todos que queiram fazer das BE, verdadeiros 'sistemas circulatórios' do 'sangue (de novo a metáfora do vermelho) da informação, do conhecimento, da cultura' no corpo de cada escola. Todas as intervenções e todos os depoimentos gravados foram aumentando a 'temperatura' dentro da sala que, tenho a certeza, se sentiu algo 'febril' de tanto orgulho e entusiasmo por ter caminhado na e com a RBE, por antecipar quão difícil vai ser a nova era que se abre às BE: a um reconhecimento institucional da figura do professor bibliotecário, seus requisitos, suas funções, acrescem as responsabilidades e os compromissos. Mais, vai/está valer a pena!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.06.2009 às 16:27

Foi fantástico sentir o pulsar das Bibliotecas Escolares Portuguesas:

- Primeiro, através da presença de tanta gente que tem estado "com a mão na massa";
- Segundo, o que se perspectiva para um futuro próximo - Vamos ter Professores - Bibliotecários a tempo inteiro!
Sem imagem de perfil

De lena a 28.06.2009 às 17:03

O Forum de dia 26 p.p. foi sem dúvida um tempo de festa, pelo caminho percorrido e pelos desafios positivos que se adivinham.
A organização foi excelente e por certo que todos nós, que trabalhamos nas bibliotecas e somos também professores, nunca nos sentimos tão bem tratados, acolhidos, com a segurança de fazermos parte de um grande grupo com uma forte liderança, naturalmente.
Estranho, porém, que um dos jornais diários mais antigos nem uma notazinha traz, nem ontem nem hoje. As boas notícias não são mesmo notícia?
Helena Espírito Santo
Sem imagem de perfil

De Dina a 28.06.2009 às 17:20

A organização e a presença de mais de mil participantes no Fórum da RBE, constituem um momento assinalável para a educação no nosso país, demonstrando que o imperativo das bibliotecas escolares da construção de saberes é um desígnio de todos e construído na/e com a RBE.

Gostaria de sublinhar o nível de profissionalismo da organização, a qualidade e actualidade dos conteúdos de todos os oradores, comentadores/conferencista, enriquecidos pelos diversos testemunhos gravados, a sobriedade da decoração do espaço, as condições de acolhimento e o local de encontro de colegas, companheiros de trabalho e de amigos que este dia propiciou em torno desta RBE que se sustenta também, com uma liderança coesa e solidária e que a todos convoca, de forma sempre entusiasta, para prosseguirmos o trabalho da RBE em todas as escolas, em cada biblioteca e com todos os parceiros deste Programa.

Assistimos e evocámos uma sequência de testemunhos de sucesso, em defesa da qualidade das nossas escolas e bibliotecas, mas sobretudo, em defesa da igualdade de oportunidades de todos os nossos alunos no acesso a bens essenciais e vitais para as suas aprendizagens e construção de saberes que encontram nas bibliotecas escolares.

Sentimo-nos motivados a participar nos inúmeros desafios que as bibliotecas do século XXI, tão híbridas, quanto indutoras de mudança se nos colocam já hoje, num futuro que se quer alcançar a passos largos.

Um abraço grato

Dina Mendes
Sem imagem de perfil

De Blogoteca a 28.06.2009 às 18:39

Foi um dia muito diferente e um dia de festa para as Bibliotecas Escolares. A carreira de professor bibliotecário é finalmente uma realidade e é, sem dúvida, o resultado de um trabalho incessante protagonizado pela Coordenadora da RBE - Drª Teresa Calçada. Os painéis foram muito interessantes, o espaço estava lindíssimo e sóbrio, os depoimentos que intercalavam as intervenções eram muito diversificados e introduzidos por um spot multimédia que espelhava bem a teia /rede que se tem vindo a tecer ao longo destes 13 anos; a intervenção de Daniel Cassany foi muito oportuna e significativa. Não deixemos também de referir a presença do Maestro José Robert, uma das figuras importantes para a música e, particularmente, para a música coral portuguesa. M. João Caldeira
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.06.2009 às 22:06

Se tenho um imenso prazer, todos os dias, de poder trabalhar na construção desta REDE, o Fórum funcionou como um elixir.
Um momento gratificante de encontros(s), num ambiente de qualidade (em todos os seus aspectos) que uniu, mais ainda, todos os que progressivamente dedicam tanto de si a uma causa em que acreditam incontestavelmente.
Obrigada à organização pelos excelentes momentos que nos proporcionou e pelo reforço do sentimento de se pertencer a esta Rede.
Obrigada. Helena Duque

Comentar post



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor