Qui | 25.06.09
Forum RBE
Olhares no tempo(...)
A biblioteca escolar típica
Vamos partir do esboço rápido da situação actual para o debate sobre possíveis soluções realistas, isto é soluções ao nosso alcance, não coisas utópicas que implicam alterações longínquas do sistema — vício bem nosso este, por vezes.
Não será exagero afirmar-se que, em muitíssimos casos, a biblioteca é um dos departamentos da escola a que menos atenção se presta. Parece mesmo que a biblioteca não faz falta: é sala de reuniões, é sala de aulas, é, quantas vezes, uma pequena sala com armários fechados com portas em rede, contendo livros sem qualquer interesse.
Valerá a pena resumir aqui as significativas conclusões a que a este respeito chegaram os participantes num curso para professores encarregados de bibliotecas escolares, realizado em Lisboa, em 1977, pela Direcção-Geral do Ensino Secundário:
Não será exagero afirmar-se que, em muitíssimos casos, a biblioteca é um dos departamentos da escola a que menos atenção se presta. Parece mesmo que a biblioteca não faz falta: é sala de reuniões, é sala de aulas, é, quantas vezes, uma pequena sala com armários fechados com portas em rede, contendo livros sem qualquer interesse.
Valerá a pena resumir aqui as significativas conclusões a que a este respeito chegaram os participantes num curso para professores encarregados de bibliotecas escolares, realizado em Lisboa, em 1977, pela Direcção-Geral do Ensino Secundário:
- insuficiência ou inexistência de instalações;
- inadequação de locais (dimensões, ambiente, iluminação);
- utilização da sala da biblioteca para actividades que nada têm a ver com a biblioteca;
- equipamento deficiente (falta de estantes e outro mobiliário adequado; falta de material de reprografia);
- insuficiência de material bibliográfico (de tipo curricular e recreativo);
- não preparação de pessoal (professores encarregados e pessoal auxiliar);
- insuficiência do horário dos professores encarregados;
- inadequação do horário da biblioteca às necessidades população escolar;
- problemas de falta de verbas e de apoio técnico.
(...)
Cabral, Luís. A Biblioteca escolar: problemas e perspectivas de desenvolvimento. Porto, 1988