Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 25.06.09

Forum RBE

Olhares no tempo

(...)
A biblioteca escolar típica

Vamos partir do esboço rápido da situação actual para o debate sobre possíveis soluções realistas, isto é soluções ao nosso alcance, não coisas utópicas que implicam alterações longínquas do sistema — vício bem nosso este, por vezes.
Não será exagero afirmar-se que, em muitíssimos casos, a biblioteca é um dos departamentos da escola a que menos atenção se presta. Parece mesmo que a biblioteca não faz falta: é sala de reuniões, é
sala de aulas, é, quantas vezes, uma pequena sala com armários fechados com portas em rede, contendo livros sem qualquer interesse.
Valerá a pena resumir aqui as significativas conclusões a que a este respeito chegaram os participantes num curso para professores encarregados de bibliotecas escolares, realizado em Lisboa, em 1977, pela Direcção-Geral do Ensino Secundário:

  • insuficiência ou inexistência de instalações;
  • inadequação de locais (dimensões, ambiente, iluminação);
  • utilização da sala da biblioteca para actividades que nada têm a ver com a biblioteca;
  • equipamento deficiente (falta de estantes e outro mobiliário adequado; falta de material de reprografia);
  • insuficiência de material bibliográfico (de tipo curricular e recreativo);
  • não preparação de pessoal (professores encarregados e pessoal auxiliar);
  • insuficiência do horário dos professores encarregados;
  • inadequação do horário da biblioteca às necessidades população escolar;
  • problemas de falta de verbas e de apoio técnico.
(...)

Cabral, Luís. A Biblioteca escolar: problemas e perspectivas de desenvolvimento. Porto, 1988


_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0