Depoimento da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada, sobre os 13 anos de construção da Rede e a importância das bibliotecas escolares na sociedade da informação.
Respondendo ao apelo lançado pela Zé Vitorino na Lista da RBE, aqui vai o meu comentário de forma simples e breve: A Rede de Bibliotecas Escolares é algo de que nós portugueses nos podemos orgulhar muito, mas mesmo muito.
Parabéns a todas e todos quantos em Portugal tem contribuído para a CONSTRUÇÃO da REDE
A beleza de ser pessoa passa por atitudes e no meu ponto de vista uma delas é saber ler...e ler é abrir as portas do futuro. As bibliotecas escolares dignificam as escolas, os leitores, os professores, os professores bibliotecários, PNDs, Encarregados de Educação. Hoje não se vive na escola sem a Biblioteca. Este percurso iniciado na década de 80 em Portugal tem um mérito muito próprio, circunstanciado a um grupo de profissionais especiais, muito dedicados à causas literácicas, que faz história nesta conjuntura... Por tudo isto, faz sentido fazer saber que estas pessoas trabalham à anos a fio para que em Portugal se possa ler desde pequenino, para que cresçam jovens em igualdade de oportunidades no acesso à cultura e às novas tecnologias, na nova sociedade do conhecimento. Após ter percorrido todos estes anos atenta ao trabalho da RBE e à progressão das Bibliotecas Escolares, gostaria de fazer notar , e porque não? o empenho, o saber, a liberdade de decidir e o amor que este conjunto de mulheres e homens fantásticos dedicaram a esta causa em Portugal. Crescemos com vocês e com este mar imenso que foi o vosso trabalho. Temos consciência que sem esta equipa o nosso trabalho repartido nas escolas não teria o reconhecimento, o impacto e a visibilidade que hoje tem...As Bibliotecas Escolares são parte do Futuro dos nossos educandos, das gerações vindouras. O vosso trabalho plantou árvores de fruto no pomar da vida dos jovens em Portugal... Chegou a hora de dizer Obrigado,