Fórum RBE
1 milhão de alunos abrangidos;
1 milhão de registos bibliográficos em linha;
1400 professores coordenadores;
centenas de funcionários e de docentes nas equipas das bibliotecas;
provocam, em conjunto, mudanças no comportamento de alunos e professores em face da leitura, da informação e do conhecimento.
As bibliotecas escolares tornaram-se um instrumento essencial para o processo de ensino/aprendizagem e o apoio ao currículo, para o sucesso escolar, para a promoção da leitura e das literacias; são, hoje, um equipamento básico das escolas, tal como a cantina, o ginásio, o laboratório ou o recreio; são um interminável espaço de acesso ao conhecimento e à imaginação, passo necessário para a cidadania; são um lugar onde se cultiva o gosto pela leitura, as artes e as ciências.
Os livros lêem-se na biblioteca ou levam-se para casa. O mundo abre-se a partir da biblioteca, onde a hibridez faz conviver o conhecimento impresso, reflectido e milenar, com as redes de informação e comunicação permanentes. Os recursos de informação e os serviços que a biblioteca presta podem ser livremente usados por alunos e professores que assumem os princípios da aprendizagem aberta e autónoma. A literatura está presente, bem como os seus autores, actores e animadores. Também a música, o cinema e a imagem em suportes variados. E há profissionais competentes que ajudam na pesquisa da informação, que aconselham leituras, que promovem actividades de animação e se empenham em contribuir para a construção de leitores.
Não chega colocar mais e novos recursos nas bibliotecas e abri-las livremente à comunidade escolar. É necessário organizar devidamente colecções e equipamentos, são necessários profissionais que avaliem, seleccionem e divulguem previamente os documentos, de forma a que todos encontrem facilmente informação pertinente. Uma função essencial dos professores bibliotecários é essa: organizar e “editar” a informação de acordo com princípios científicos e éticos. É na medida em que dispõem de professores devidamente preparados para gerirem a informação e a sua articulação ao currículo escolar, que as bibliotecas escolares oferecem às nossas crianças e jovens a possibilidade de passagem de um estádio de menos conhecimento para um grau mais complexo de competências e saberes. Mais do que isso: as bibliotecas escolares representam para muitas famílias pouco letradas, a oportunidade de acederem aos bens culturais.
Queremos mesmo que a biblioteca seja o lugar mais fantástico do mundo!