Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 29.05.25

Fortalecer pontes entre formação inicial e as bibliotecas escolares

Blogue.pngSessão de sensibilização no Instituto Politécnico de Portalegre

No passado dia 15 de maio de 2025, realizou-se no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) uma importante sessão de sensibilização no âmbito da implementação do protocolo de cooperação entre instituições de ensino superior e a Rede de Bibliotecas Escolares. Esta iniciativa juntou futuros profissionais da educação, docentes e bibliotecários, reforçando o compromisso de integrar as bibliotecas escolares na formação inicial de educadores de infância, professores e profissionais da área da educação social.

A sessão decorreu na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre e contou com a presença de docentes e estudantes dos cursos da formação inicial, bem como a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fátima Bonzinho, e a Coordenadora da Equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas José Régio, Susana Lourenço. Através de um diálogo aberto e inspirador, refletiu-se sobre a missão da biblioteca escolar, os seus objetivos pedagógicos e o seu contributo essencial para o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media.

Este encontro insere-se no plano de ação conjunto delineado no âmbito da assinatura do protocolo, o qual visa promover a articulação entre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e as bibliotecas escolares, assegurando uma integração efetiva de atividades formativas que valorizem a leitura, a investigação e o pensamento crítico desde a formação inicial. O protocolo prevê, ainda, a criação de uma estrutura de coordenação entre as instituições envolvidas; a realização de reuniões conjuntas para delinear metodologias de trabalho e a elaboração de um plano anual de ações articuladas entre as escolas de formação e as bibliotecas escolares.

Esta sessão de sensibilização representa um momento fundamental de todo este processo. Os objetivos passam por dar a conhecer o papel estruturante da biblioteca escolar nas aprendizagens dos alunos, demonstrar a sua articulação com o currículo e incentivar os futuros profissionais a integrarem este recurso de forma ativa e crítica nas suas práticas pedagógicas. Durante a sessão, destacou-se o papel transformador da biblioteca escolar como espaço de mediação, criatividade e inclusão. Foi também sublinhada a importância do trabalho colaborativo entre professores e professores bibliotecários na conceção de estratégias educativas que respondam aos desafios atuais da escola. A presença e o envolvimento dos estudantes e docentes da formação inicial revelaram-se fundamentais para consolidar esta visão partilhada.

Criar pontes entre a academia e as bibliotecas escolares é, hoje, uma prioridade para formar educadores e professores mais preparados, reflexivos e comprometidos com a promoção de uma cidadania ativa e informada.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0