Formar juntos: Uma aliança para a promoção da leitura e desenvolvimento docente
por António Luís Ramos, Diretor do CFAE Bragança Norte
A cooperação entre o Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte (CFAEBN) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem procurado ser um contributo fundamental na promoção da leitura e no aprimoramento das competências dos docentes.
O CFAEBN tem percorrido um caminho onde procura desempenhar um papel crucial na formação contínua dos professores. Este caminho, que não tem sido feito de forma solitária, pode ser caracterizado com a adaptação do epílogo de um trabalho de Mary-Louise Holly e Caven McLoughlin (1989), feita por António Nóvoa, no seu texto “Formação de professores e profissão docente” (1992), sobre o desenvolvimento profissional dos professores:
“Começámos por organizar ações pontuais de formação contínua, mas evoluímos no sentido de as enquadrar num contexto mais vasto de desenvolvimento profissional e organizacional.
Começámos por encarar os professores isolados e a título individual, mas evoluímos no sentido de os considerar integrados em redes de cooperação e de colaboração profissional.
Passámos de uma formação por catálogos para uma reflexão na prática e sobre a prática.”
Ao longo deste percurso, através de cursos de formação, workshops e seminários, têm sido criadas oportunidades para os docentes atualizarem conhecimentos, partilharem experiências e refletirem criticamente sobre as práticas pedagógicas, num processo que se pretende de (re)construção permanente de uma identidade pessoal e profissional. Trata-se de encarar a formação, como refere Eusébio Machado no seu livro Trabalho Docente na Era Digital (2023), “como um dispositivo poderoso de promover a capacidade de compreender e transformar os contextos profissionais à luz de uma inovação reflexiva e emancipatória” (p 38). Para que esta transformação ocorra de forma sustentada e não suportada por iniciativas individuais, torna-se fundamental criar dinâmicas colaborativas, também elas potenciadas pela formação.
Não sendo obrigatória, como refere António Nóvoa, a colaboração é crucial se pretendermos criar ambientes de aprendizagem que vão para além da sala de aula e metodologias que impliquem o aluno na construção da sua aprendizagem e conhecimento.
Estes ambientes e metodologias consubstanciam-se já nas bibliotecas onde é possível encontrar, simultaneamente, alunos que trabalham de forma individual, grupos de alunos que preparam uma apresentação, outros que pesquisam um tema e ainda um grupo que, orientado por dois professores, descobrem como tratar a informação que recolheram. Não menos comum, é cruzarmo-nos nesse espaço com professores que, à volta de uma mesa, discutem e trabalham colaborativamente.
Esta metáfora, descrita por António Nóvoa na sua entrevista à revista Scielo, em 2022, mostra que as bibliotecas já promovem aquelas dinâmicas de colaboração. Assim, é natural potenciar esta experiência, trazendo-a para os contextos de formação, enriquecendo-os e proporcionando espaços de partilha e reflexão, nomeadamente sobre literacia, estratégias de promoção da leitura e utilização eficaz das bibliotecas escolares.
As bibliotecas escolares são espaços privilegiados para a promoção da leitura. Através de várias iniciativas, como a “Miúdos a Votos”, os docentes são incentivados a envolver os alunos em atividades que despertem o gosto pela leitura e promovam a melhoria da competência leitora. A colaboração com o CFAE Bragança Norte permite que os professores possam receber formação sobre como dinamizar estas iniciativas, tornando-as mais eficazes e impactantes.
A Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza uma vasta gama de recursos, em que podemos incluir plataformas digitais. O CFAE Bragança Norte tem trabalhado, em conjunto com a RBE e os seus coordenadores interconcelhios, para capacitar os docentes na utilização desses recursos. Isso inclui estratégias para integrar a leitura nas diferentes disciplinas, promover a literacia digital e desenvolver projetos interdisciplinares. São vários os exemplos desta cooperação, podendo referir a ação “Portal RBE; para uma prática sustentada”, cuja adesão dos docentes proporcionou a dinamização de várias edições, nacionais e regionais.
Destarte, as bibliotecas tiveram e continuam a ter uma intervenção proativa no Programa de Transição Digital, em curso nas nossas escolas, trabalhando de forma colaborativa com outros docentes no desenvolvimento de literacias, com recurso a diferentes ferramentas e metodologias. Esta intervenção aparece facilitada dada a experiência das bibliotecas em aspetos como a disponibilização de recursos em diversos suportes, nomeadamente o digital e a prestação de serviços em regime presencial, mas também a distância. Para potenciar esta experiência e colocá-la ao serviço das escolas, o CFAE Bragança Norte e a RBE juntaram-se, mais uma vez, e colocaram no terreno a ação de formação “A presença em linha das bibliotecas escolares no contexto do desenvolvimento digital das escolas”.
Como forma de potenciar a colaboração e a inovação, a RBE e o CFAE Bragança Norte incentivam os docentes a participar em redes de trabalho, em que podem partilhar ideias, criar materiais pedagógicos e desenvolver projetos conjuntos. Essa colaboração fortalece a comunidade educativa, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
Nesta caminhada, a RBE e o CFAEBN unem esforços para formar, juntos, os docentes e criar espaços de colaboração e inovação que despertem a reflexão sobre a sua prática, criando condições para potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, mas também a promoção da leitura e o desenvolvimento de outras literacias. Juntos, formamos uma rede de aprendizagem contínua, comprometida com a excelência educativa e aprendizagens dos nossos alunos, que se pretendem cada vez mais significativas.
António Luís Ramos,
Diretor do CFAE Bragança Norte
📷 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay