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Blogue RBE

Qua | 15.10.25

Formação de assistentes de biblioteca

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Nas escolas do concelho de Torres Vedras

O Centro de Formação de Torres Vedras e Lourinhã, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e com a Câmara Municipal de Torres Vedras/ Biblioteca Municipal, promoveu a ação de formação “Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares”, dirigida às assistentes de biblioteca das escolas do concelho de Torres Vedras com início a 12 de fevereiro e término a 01 de outubro de 2025.

Com uma duração total de 100 horas, distribuídas por quatro módulos de 25 horas, a ação teve como principal objetivo reforçar as competências técnicas, organizacionais e digitais das assistentes de biblioteca, contribuindo para a melhoria da qualidade e coerência do serviço prestado pelas bibliotecas escolares deste concelho.

A formação foi dinamizada por Helena Brígida, Coordenadora Interconcelhia da Rede Bibliotecas Escolares (CIBE), e por Marta Gomes, técnica do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) do concelho de Torres Vedras.

 

Estrutura e conteúdos da formação

Ao longo dos quatro módulos, as formandas tiveram oportunidade de desenvolver conhecimentos e práticas em áreas essenciais ao funcionamento das bibliotecas escolares:

🟥Módulo 1 – Capacitação digital: uso das TIC no âmbito do trabalho na Biblioteca Escolar (25h)
Focou-se na utilização das tecnologias digitais em tarefas de gestão, comunicação e dinamização das bibliotecas, promovendo a literacia digital e a autonomia das assistentes de biblioteca.

🟥Módulo 2 – Missão e organização da Biblioteca Escolar (25h)
Abordou os princípios orientadores da Rede de Bibliotecas Escolares, a missão e objetivos da biblioteca escolar, o seu enquadramento no projeto educativo da escola e a importância da articulação com a comunidade educativa.

🟥Módulo 3 – Gestão e tratamento de documentação/informação (25h)
Centrou-se nos processos técnicos de organização documental, incluindo a normalização de procedimentos de catalogação, classificação e indexação, bem como a gestão do fundo documental e do catálogo coletivo da Rede de bibliotecas e centros de documentação de Torres Vedras.

🟥Módulo 4 – Gestão dos serviços documentais e pedagógicos da biblioteca (25h)
Dedicou-se à organização e gestão dos serviços prestados pela biblioteca, quer no domínio técnico-documental quer no apoio pedagógico, reforçando o papel das assistentes de biblioteca na mediação da leitura, da informação e do conhecimento.

Impacto e valorização profissional

A ação de formação assentou numa metodologia teórico-prática e colaborativa, combinando momentos de exposição com atividades de aplicação e partilha de experiências. Esta abordagem favoreceu a harmonização de procedimentos entre as bibliotecas escolares do concelho e contribuiu para a consolidação de uma comunidade de práticas entre as assistentes de biblioteca.

O trabalho desenvolvido permitirá, certamente, não apenas a melhoria da gestão e organização das bibliotecas escolares, mas também a valorização do papel das assistentes de biblioteca, enquanto elementos essenciais das equipas, comprometidas com o apoio às aprendizagens e com a promoção da leitura e das literacias.

 

O entusiasmo e o envolvimento das participantes foram evidentes ao longo de toda a formação. Como referiu uma das formandas, “Sei que ainda tenho muito que aprender, mas sinto que aprendi muito nesta formação”, uma reflexão que traduz o espírito de crescimento e partilha que marcou esta ação formativa. Outra formanda acrescentou: “Muito obrigada. Foi um prazer enorme fazer parte desta formação”, evidenciando o sentimento de gratidão e de pertença que caracterizou o grupo.

Também uma formanda que participou pela primeira vez numa formação nesta área partilhou o seu testemunho:

“Nunca trabalhei em biblioteca, não tenho nenhuma experiência, mas era uma formação que idealizava tirar, pelo gosto que tenho pela leitura, novas experiências e conhecimento. Superou as minhas expectativas. O grupo foi muito colaborante, coeso, e deixo um agradecimento especial às formadoras, sempre disponíveis para ajudar e apoiar. Por fim, agradeço à direção da Escola Madeira Torres, que me convidou e incentivou a frequentar esta ação de formação.”

Estes testemunhos refletem o impacto positivo e inspirador da ação, reforçando a importância da formação contínua e do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas assistentes de biblioteca. Esta iniciativa representa um investimento contínuo na qualificação das equipas das bibliotecas escolares, reforçando o compromisso da Rede de Bibliotecas Escolares e dos parceiros locais com a qualidade do serviço educativo e cultural oferecido à comunidade.

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0