Fomentar o gosto pela leitura
por Thomas Courtney*
Veja como este professor usa um programa baseado em recompensas para ajudar tanto os leitores motivados como os relutantes a criarem o hábito de ler.
Agora que já leciono há 25 anos, os miúdos voltam a visitar-me quando são adultos. Qual é a primeira coisa que me dizem?
“Sr. Courtney, ensinou-me a gostar de ler. Obrigado.”
A forma como aprendi a incutir o gosto pela leitura, mesmo quando a escola não a promove, é estabelecendo e incentivando a leitura de tal forma que nenhuma criança deixe o seu livro para trás. Ao fazê-lo, não só promovo o gosto pela leitura, como também crio uma cultura de sala de aula que se tornou fundamental para quem sou como professor. Aqui está um guia de como o fazer em qualquer nível de ensino.
Estabeleça as condições corretas
Um ótimo programa de leitura independente requer muito menos do que se pensa. No mínimo, são necessárias apenas algumas coisas: uma pequena parte do tempo de aula, livros de vários níveis e um ambiente tranquilo.
Eu gosto de ir mais longe do que Kelly Gallagher explica em Readicide: dar à minha turma um “banho de livros”. Faço compras em vendas de garagem e feiras de trocas, recolho donativos e aceito livros de amigos. Sempre que me dão dinheiro para material, guardo algum para os melhores livros novos. Quando não há mais dinheiro, faço acordos com o bibliotecário para pedir livros emprestados por um período de tempo alargado.
Coloco todos os tipos de livros em exposição para os meus alunos do sexto ano, desde textos com personagens diversas a romances gráficos de grande interesse, banda desenhada e livros de capítulos populares. Muitos dos meus alunos adolescentes têm interesses maduros, incluindo romances para jovens adultos e, especialmente, séries sobre lares problemáticos. Para os leitores relutantes, certifico-me de que tenho livros sobre jogos de vídeo atuais, séries animadas e desenhos animados. Acho que isto funciona mesmo na escola secundária.
Acima de tudo, faça duas coisas: Certifique-se de que os alunos gostam dos seus livros e de que os conseguem ler de forma autónoma.
Leia com o tempo que tem
Não conheço um único professor que não desse mais tempo de leitura independente aos seus alunos se não se sentisse pressionado a ensinar outras coisas. Eu conheço bem essa sensação. Aprendi que não é preciso muito tempo para estabelecer uma rotina de leitura que se estenda para fora da sala de aula. Depois de me certificar de que os alunos têm um livro que adoram e um livro que conseguem ler, monto a minha famosa “Estação de Leitura Única”. Qualquer pessoa que se tenha esquecido de um livro ou que precise de ser mudado pode encontrar ali algo que a ajude até eu poder falar com ela e mudar o livro.
Dou apenas oito a dez minutos de tempo de leitura aos alunos no início de um período (leciono no ensino secundário). O segredo é terminar o período de leitura antes de eles quererem parar. Quer ouvi-los dizer “Ahhhhhh”. Essa é a sua dica de que está a funcionar - já fiz isto desde o jardim de infância até ao oitavo ano.
A cada semana, mais ou menos, aumente o tempo em alguns minutos. Faça com que eles queiram mais tempo para ler. No final do ano, terá aumentado a sua resistência à leitura, o que poucos alunos têm desde a Covid.
Não se esqueça de partilhar - ou, melhor ainda, de deixar os alunos partilharem - pequenos excertos das suas partes favoritas do livro. Por vezes, basta deixá-los falar sobre os seus livros em grupo para que um miúdo consiga convencer um vizinho a ler algo novo. No final de cada período de leitura, lembre às crianças que devem guardar os livros nas mochilas para os levarem para casa. Se utilizar o ClassDojo ou outra forma de contactar os pais, não se esqueça de enviar também lembretes de leitura para casa. Ficará surpreendido com o quanto os alunos lêem para além da sala de aula, especialmente os leitores avançados.
Convide a uma competição amigável
Agora que já estabeleceu a rotina, é altura de medir e avaliar.
Para o fazer sem me esforçar muito, crio uma competição mensal baseada no programa Accelerated Reader. Há outros programas de controlo de leitura disponíveis, mas prefiro este porque quase todos os livros fazem parte do seu sistema. O custo é de cerca de 4 dólares por aluno. Poderá ter de consultar o conselho local da escola, o diretor e outros colegas para obter financiamento, mas vale a pena. Os miúdos lêem livros e depois fazem um teste rápido online. O sistema de pontos regista tanto os livros ilustrados como os livros de capítulos. Ao longo dos anos, tenho ouvido queixas de professores sobre alunos que lêem livros ilustrados e que poderiam ler livros de capítulos. A minha resposta é simples: Atualmente, é melhor os miúdos lerem qualquer livro do que nenhum livro.
À medida que os pontos do Accelerated Reader vão chegando, pode acompanhar quem está a ler e o que está a ler. Melhor ainda, pode observar a compreensão dos alunos de textos nivelados em diferentes vertentes de compreensão e selecionar grupos com base em necessidades semelhantes.
Crie um incentivo
Agora que já desenvolveu uma rotina de leitura bem estabelecida, é altura de incentivar.
Eu crio um prémio mensal que alguns dos alunos podem alcançar. Pode fazer praticamente tudo para criar uma grande competição, mas, para mim, não há nada como o prémio comunitário mensal do Sr. Courtney. Os alunos da minha turma que lêem uma determinada quantidade de livros podem participar no Ice Cream Social do Sr. Courtney, na Noite de Patinagem no Gelo do Sr. Courtney, na Noite Opcional do Aluno na Ópera do Sr. Courtney e até na Caminhada na Montanha Cowles do Sr. Courtney. Cada evento não me custa quase nada, uma vez que o prémio é a possibilidade de os alunos irem a estes eventos com as suas famílias. Todos os meses, para além de criar o gosto pela leitura, tenho a oportunidade de me encontrar informalmente com as famílias dos alunos e fazer algo divertido. O prémio comunitário faz parte de um programa de escolas comunitárias e tem o apoio total da administração da minha escola.
Independentemente dos prémios que escolher, não se esqueça de seguir algumas regras básicas:
- Nunca acumule pontos mês a mês. Uma criança em setembro com dois pontos não vai competir em abril por um prémio que exige 80 pontos.
- Ajude os leitores com dificuldades, permitindo-lhes fazer exames sobre os livros que lê com eles ou para eles na aula. Isto ajuda-os a ver que conseguem ler e compreender o texto e encoraja-os a fazê-lo sozinhos.
- Nunca lhes retire pontos e nunca utilize a leitura como castigo.
Contagie outros
Agora que já estabeleceu e incentivou um programa de leitura independente divertido, cativante e gratificante, passe-o adiante. Todos os anos, fico sempre espantado com o número de pais que continuam a incentivar a leitura em casa depois de os seus filhos terem experimentado a prática na minha turma. Talvez isto não seja algo que me deva surpreender. Afinal de contas, o nosso trabalho, em parte, sempre foi criar o gosto pela leitura. Apenas opto por o fazer oferecendo o que as crianças adoram: diversão.
O texto deste artigo foi traduzido e publicado com a autorização da Edutopia:
Courtney, T. (2024, 29 de agosto). One Way to Foster a Love of Reading. Edutopia. https://www.edutopia.org/article/using-incentives-encourage-reading-school
📷 Imagem criada com https://www.rawpixel.com/
* Thomas Courtney
É um professor com 25 anos de experiência, tendo sido Professor do Ano do Distrito Escolar Unificado de San Diego e Professor do Ano do Guia da Universidade Estatal de San Diego. Atualmente, ensina ciências humanas do sexto ano, artes da língua inglesa e desenvolvimento da língua inglesa na Millennial Tech Middle School, uma escola pública de nível 1 no sudeste de San Diego.
Nota: © Excecionalmente, por se tratar de uma tradução que careceu de autorização, este trabalho tem todos os direitos reservados.