Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 11.05.12

Final do concurso PORDATA/ RBE



















A fotografia final da cerimónia de entrega dos prémios do concurso PORDATA/ RBE, realizada ontem na Escola Secundária Rainha D. Leonor (Lisboa), com os alunos vencedores e os dirigentes das três instituições envolvidas: prof. Maria João Valente Rosa (PORDATA); dra. Teresa Calçada (Rede de Bibliotecas Escolares); e prof. António Barreto (Fundação Francisco Manuel dos Santos).


Quer na intervenção de cada um destes responsáveis, quer na do prof. Fernando Egídio Reis (Direção Geral da Educação), foi reafirmada a importância de os alunos terem acesso a dados rigorosos, validados e devidamente organizados, como os que são disponibilizados pela PORDATA, para conhecerem com objetividade o seu país e o mundo. Salientaram, ainda, a importância da aprendizagem  de  competências de informação como  complemento indispensável do acesso a dados rigorosos, competências essas manifestas nos trabalhos premiados.


Com o  nervosismo de quem "sobe ao palco" mas, igualmente, com a satisfação de que valeu a pena darem o seu melhor, os alunos finalistas, acompanhados dos professores orientadores,  tiveram oportunidade de falar sobre os seus trabalhos.


A sessão serviu, também, para anunciar a distribuição próxima a todas as escolas com ensino secundário, do vídeo Nós, os portugueses, produzido pela FFMS/PORDATA. A distribuição será feita pela RBE.


Estiveram presentes alunos, pais, professores, professores biliotecários, diretores de escolas e de centros de formação de professores, coordenadores interconcelhios, representantes das Direções Regionais de Educação (DRELVT e DREALentejo) e a direção da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, a quem coube a abertura da sessão.


Publicamos, a seguir, os trabalhos premiados, que ficarão disponíveis nos sítios FFMS e RBE. 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0