Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Espaço da Rede de Bibliotecas Escolares para difusão de projetos, eventos e ideias em torno da leitura, do livro, das literacias e dos novos ambientes digitais de informação e de aprendizagem.

Seg | 07.06.21

Final do Concurso Nacional de Leitura - 14.ª edição

22044421_VDvvF.png

No passado sábado, dia 5 de junho, todos os caminhos foram dar a Oeiras para a grande festa final do Concurso Nacional de Leitura, uma inicitiva do Plano Nacional de Leitura 2027, de que a RBE é parceira desde a primeira edição.
Infelizmente, não foi possível fazer como habitualmente a grande finalíssima, com a presença de todos os vencedores das fases intermunicipais, pelo que foi necessário encontrar um formato a distância, em que, apesar das limitações, a festa continuasse a poder ser para todos.
Assim, em vez da prova presencial de escolha múltipla, todos os concorrentes tiveram oportunidade de enviar um pequeno filme em que promoviam o seu livro predileto. Ao longo da manhã, de forma intercalada com as provas de palco, foi-se sabendo quem foram os vencedores desta prova de vídeo – trabalhos que mostram bem o valor de todos os participantes neste concurso.
Além destes vídeos, as provas de palco deixaram os elementos do júri com uma tarefa bem difícil pela frente, uma vez que os candidatos apresentaram exercícios de leitura e de argumentação de grande qualidade.
Houve ainda oportunidade para ouvir Celina da Piedade e Serafim que, aliando música e palavras, trouxeram também eles grandes leituras.
Finalmente, enquanto o júri deliberava, os concorrentes e os acompanhantes (no exterior do auditório por razões sanitárias) deliciaram-se com um pequeno concerto da banda HMB.


Se não teve oportunidade de o fazer em direto, poderá ainda espreitar o registo da sessão.
Foram momentos muito bonitos! Parabéns a todos, aos que vieram e aos que tiveram que ficar em casa, mas também fizeram parte da festa - todos os participantes e todos os que partilharam o seu esforço para que tudo fosse possível! 
Terminada a 14.ª edição, viva a 15.ª edição do CNL!