Figuras históricas que rodam ao sabor do vento
Alunos do 6.º ano recriam as Linhas de Torres Vedras em catavento
A Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, apresenta uma exposição única criada pelos alunos do 6.º ano, turmas D e E, intitulada “As Linhas de Torres Vedras – figuras representativas”.
Inspirados no livro “Jean, John e João” de Ricardo Henriques e André Letria, os alunos construíram cataventos com personagens ligadas às Invasões Francesas e às emblemáticas Linhas de Torres Vedras. Figuras como Jean Junot ou Arthur Wellesley (Duque de Wellington) foram recriadas com criatividade e cor, dando vida a este episódio marcante da História de Portugal.

Esta exposição foi o resultado de um trabalho interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática, e Educação Visual e Tecnológica, em parceria com a Biblioteca Escolar do Agrupamento. Ao longo dos dois semestres, a Professora Bibliotecária articulou com os docentes e dinamizou diversas atividades na Biblioteca e em sala de aula, promovendo o desenvolvimento de competências transversais no domínio das literacias e da articulação curricular.
Este trabalho foi concretizado no final do ano letivo passado e só agora teve a oportunidade de ser divulgado, assumindo-se como uma verdadeira “montra” do trabalho realizado e, ao mesmo tempo, um mote para a continuidade do projeto durante este ano letivo.
A atividade integra um projeto interconcelhio lançado em 2023 às autarquias no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT). Desde há dois anos, este projeto está a ser desenvolvido nas escolas dos seis concelhos que compõem a RHLT – Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira – com o objetivo de valorizar e dar a conhecer este património histórico, promovendo simultaneamente a leitura, a criatividade e a articulação curricular.
O resultado está à vista: cataventos coloridos, expressivos e carregados de história que transformaram o espaço escolar numa verdadeira galeria interativa, permitindo aos visitantes “sentir” um dos episódios mais marcantes das Guerras Peninsulares.
Mais do que uma simples exposição, este trabalho mostra como as Bibliotecas Escolares podem ser motores de aprendizagem ativa e significativa, incentivando os alunos a descobrir, criar e partilhar conhecimento.
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