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Blogue RBE

Seg | 11.07.22

Figuras Con.Raízes

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Leitura: 7 min | 

Con.Raízes é um projeto dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Marvão, Nisa, e Ponte de Sor que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos seus concelhos.

A 5ª edição decorreu nos dias 18 e 19 de maio, em formato presencial. O Agrupamento de Escolas de Gavião recebeu os sete concelhos envolvidos no projeto, contando com o apoio da Câmara Municipal de Gavião e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

O projeto, este ano sob a temática “Figuras Con.Raízes”, explora diferentes vertentes do currículo local, numa articulação entre as turmas e respetivos docentes e as Bibliotecas Escolares.

Deixamos o testemunho dos professores bibliotecários: 

 

Agrupamento de Escolas de Gavião 

O primeiro dia do evento foi dedicado aos docentes, com o workshop O livro é um lugar, dinamizado por Bru Junça.

O segundo dia foi destinado à apresentação dos trabalhos dos alunos. 

A turma do 4º ano da Escola Básica de Gavião fez um estudo da toponímia da vila e descobriu que uma das maiores ruas de Gavião tem o nome de Eusébio Leão. 

Esse foi o ponto de partida para um trabalho de investigação e pesquisa em diferentes fontes, tendo os alunos constatado que se trata de uma figura importante para a história de Portugal, cujas raízes estão no concelho de Gavião. Posteriormente, foram elaborados textos de apresentação desta individualidade.

Entre as áreas de Estudo do Meio, Português, Expressões e Cidadania, realizou-se um trabalho interdisciplinar e transversal, articulado entre docentes. 

Professora bibliotecária Paula Pio

 

Agrupamento de Escolas de Marvão 

O projeto Con.Raízes foi desenvolvido nas turmas do 2.ºciclo, nas disciplinas de Português, Ed. Física, Ed. Musical e com o apoio/orientação da Biblioteca Escolar.

Na aula de Português, foram identificadas as figuras ilustres do Concelho de Marvão:

- elaboraram-se os guiões de entrevistas para recolher informações sobre as figuras ilustres do concelho;

 - entrevistaram-se familiares das figuras ilustres ou, se possível, as próprias;

- redigiram-se biografias com os dados obtidos durante as entrevistas;

- escreveram-se textos descritivos (retratos) baseados em fotografias das figuras ilustres e opiniões dos entrevistados.

Depois, através da ferramenta digital Flipgrid foram gravados pequenos resumos com as biografias de cada Figura Ilustre que se destacou em prol da população marvanense. Estes trabalhos, elaborados na aula de Português, foram colocados na ferramenta digital criada para o efeito.

Na aula de Educação Física os alunos ensaiaram uma pequena apresentação de folclore uma vez que uma das figuras ilustres trabalhada anteriormente foi o fundador do Rancho Folclórico de Santo António das Areias.

Na aula de Educação Musical foi ensaiada a moda que foi dançada na apresentação do projeto, Água leva o regadinho, água leva o regador.

Professora bibliotecária Carla Cordeiro

 

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (EB João Pedro de Andrade) 

A figura escolhida pelo nosso Agrupamento foi o nosso patrono, João Pedro de Andrade (D.R. 25/09/1996).

No âmbito da flexibilidade curricular, este projeto permitiu o desenvolvimento de diferentes competências, ao nível do domínio da pesquisa e do tratamento da informação, da leitura e da escrita, bem como uma forte ligação às artes visuais e tecnologias da informação e comunicação, sob a orientação da Diretora de Turma, professora Graça Leonardo.

Do registo fotográfico à pesquisa bibliográfica, da leitura e escrita à participação num colóquio com a Drª Ana Isabel Siva, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Ponte de Sor, os alunos desenvolveram trabalhos nas App bitmoji e Wordart Creator e prepararam a apresentação do Projeto foi desenvolvida com a ferramenta ThingLinK  https://www.thinglink.com/card/1581013729355497474

Professora bibliotecária Paula Valamatos Reis

 

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (ES Ponte de Sor) 

Os alunos estudaram a toponímia da cidade e identificaram figuras do concelho de Ponte de Sor, que se destacaram em diversas áreas (Garibaldino de Andrade, João Pedro de Andrade, Manuel Patrício e José Luís Peixoto), tendo desenvolvido várias atividades em torno destas personalidades: 

  • Tertúlias dialógicas;
  • Oficinas de escrita;
  • Leitura e compreensão da obra;
  • Criação de folhetos/ nuvens de palavras/ infografias.

Nestas atividades, foram utilizadas diferentes ferramentas digitais: QR-code; Google forms; Kahoot; Edpuzzle; WordArt; Book Creator, o Google Lens – contribuindo bastante para a motivação dos alunos.

O desenvolvimento deste projeto, articulado com a biblioteca, foi uma ótima estratégia de incentivo para os alunos que, devido à sua especificidade, precisam de mais e de diferentes estímulos no processo de ensino e aprendizagem. Este proporcionou-lhes a aquisição de competências na área da leitura, da escrita e da oralidade, mais autoestima e mais autonomia, além de favorecer a sua inclusão na comunidade. 

Professora bibliotecária Alzira Peixoto Martins

 

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC)

O projeto foi realizado pela turma do 11º ano do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural.

1. Os alunos recolheram informações relativas às personagens principais e ao contexto histórico onde estas se inseriam: D. João V foi responsável pela criação da Coudelaria de Alter do Chão; Francisco Sancho, presidente da autarquia de Alter do Chão, esteve na origem da EPDRAC).

2. Posteriormente foi criada e ensaiada uma peça de teatro. Nesta etapa envolveram-se ainda alguns alunos do 10º ano do curso de Técnico de Gestão Equina e do 11º ano do curso de Técnico de Produção Agropecuária.

3. A estreia da peça ocorreu a 19 de maio no Cine Teatro do Gavião, tendo sido replicado no dia 23 na EPDRAC num espetáculo direcionado para os alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão.

Esta atividade decorreu no âmbito de várias disciplinas, como Área de Integração, História e Cultura das Artes, Português e Técnicas de Acolhimento e Animação

Professor bibliotecário Sérgio Mendes

 

Agrupamento de Escolas de Alter do Chão

Inicialmente foram definidas as figuras com raízes locais a serem selecionadas, para fazerem parte da atividade e foi selecionado o modelo de apresentação do projeto.

As turmas de 10º e 11º ano ficaram responsáveis pelo projeto.

Cada aluno encarnou uma personalidade de Alter do Chão e foi definido que o projeto seria apresentado através de um programa noticioso gravado, em que um entrevistador da atualidade abordaria figuras de diferentes períodos “históricos”.  

O trabalho de pesquisa durou alguns meses e do mesmo resultou um texto que serviu de guião à encenação da entrevista.

As figuras da terra escolhidas e retratadas foram:

  • Mestre Reirinha (tipógrafo);
  • António Dias Antunes (correeiro de Alter do Chão);
  • Joaquim Castelinho (mestre de atrelagem);
  • João Castelinho (educador e tratador de equinos);
  • Joaquim Namorado (ensaísta e poeta);
  • D. Diogo de Vasconcelos (cónego da Sé de Évora, inquisidor-mor e antigo proprietário da Casa do Álamo)

Professor bibliotecário Gilberto Rocha

 

Agrupamento de Escolas do Castelo de Vide

Os alunos do 2º ciclo trabalharam em Português, Educação Visual e Educação Tecnológica, desenvolvendo competências das disciplinas envolvidas e competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, dando simultaneamente resposta a objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento. 

Os alunos começaram por pesquisar personalidades marcantes de Castelo de Vide, utilizando um guião de pesquisa disponibilizado pela Biblioteca Escolar. 

Partindo das biografias de Garcia de Orta e de Salgueiro Maia, duas figuras emblemáticas de Castelo de Vide, os alunos do 6ºA criaram monólogos que levaram à cena (articulação Português/Expressão Dramática/BE). Em EV, os alunos executaram retratos dos biografados e em ET criaram um jogo de memória. Veja a síntese do projeto.

Professora bibliotecária Fernanda Silva Cunha 

 

AE Crato

O projeto foi desenvolvido na área curricular não disciplinar, "Projet'arte", que procura mobilizar os conhecimentos de várias disciplinas, dando-lhes significado através do envolvimento em projetos que motivem os alunos e lhes permitam ampliar competências e saberes, promovendo o desenvolvimento de uma cidadania responsável e interventiva, contribuindo também para uma formação mais holística.

Destacando o envolvimento das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português (prof. Isabel Correia) e Educação Visual e Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento (prof. Gregória Rosa), em articulação com a biblioteca (prof. Clotilde Soares), o projeto do AECrato foi desenvolvido por um grupo de alunos do 5º ano:

Subiram ao palco e, após uma breve apresentação pessoal e do próprio concelho, deram a conhecer algumas figuras relevantes do concelho do Crato: alguns Priores do Crato; Dr. Carlos Bello Moraes; Padre Belo e Prof. Ana Maria Ferreira Gordo - patrona da nossa escola.

Professora bibliotecária Clotilde Soares

 

Agrupamento de Escolas de Nisa

As disciplinas de História e Geografia de Portugal e Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar lançaram o desafio:

Descobrir exemplos concretos, na comunidade, de pessoas que, pela sua obra e contributos, dão ou deram substância ao lema abraçado pelo Agrupamento: Por uma cidadania ativa.

Assim nasceu este projeto, adotado pelas duas turmas de 6º ano e orientado pela Profª Gisela Nunes, designado por Exemplos de Cidadania Ativa na Comunidade – Personalidades Nisenses que, envolvendo toda a comunidade, procurou aprofundar conhecimento e homenagear postumamente a multidimensionalidade de um homem dedicado a desenvolver Nisa e a preservar a sua História e tradição - João Francisco Lopes (1936 – 2020).

Uma Conferência no Auditório Escolar e uma Exposição fotográfica e documental numa sala cedida pela União de Freguesias de Nisa foram as formas encontradas para a justa homenagem.

Professora bibliotecária Fátima Dias

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0