Festival Literário Internacional de Óbidos | f(o)lio
V Seminário FOLIO EDUCA 12 e 13 de Outubro de 2019, Óbidos
Inscrições | Blog |
V Seminário Internacional Folio Educa
O TEMPO E O MEDO. LEITURA, LITERATURA, EDUCAÇÃO E BIBLIOTECAS
O Tempo e o Medo. Pensar adiante em tempos duros, por futuros mais brilhante para todos, sobre educação, leitura, literacia, literatura, bibliotecas, escolas.
Time and Fear. Thinking further on education, reading, literacy, literature, schools, libraries, facing hard times for brighter futures for all.
Formação creditada. Formadores: José Saro, Lucília Santos, Maria José Vitorino (Laredo Associação Cultural)
PROGRAMA
12.OUTUBRO, SÁBADO
Manhã – Auditório Municipal Casa da Música
Interpretação simultânea português/inglês Manuel Sant’Iago Ribeiro, Lara Duarte
09.00 Acolhimento
09.30 Abertura. Representantes de CMO, Curadoria Folio Educa, CFCO, DGLAB, RBE, PNL, Laredo, Ministério da Educação- Secretário de Estado da Educação
10.00 Desafio de Leitura. Palavra. André E. Teodósio, Teatro Praga
10.15 Porque devemos andar espantados por existir? Uma perspectiva da Ciência. Conferência. Francisco Dionísio (Fac. Ciências da Univ. Nova de Lisboa)
11.15 Intervalo
12.00 As aventuras de João Sem Medo, livro de partida para criar. Painel. Elisama Oliveira (ESE Porto), Paula Pinto (sentidos ilimitados, Associação Cultural – projeto Compota “Coragem”, 2019), André Marques (Dancenter – projecto TRANÇA, Lamego e Aveiro, 2019), modera Ana Bela Martins (Voluntários de Leitura)
Resumo: José Gomes Ferreira criou um romance que ainda hoje nos desafia. Por coincidência, em 2018 duas companhias diferentes, em dois pontos do país, em parceria com escolas e outras entidades, trabalharam a leitura deste livro com a Dança. Artes e educação, literatura, medo e coragem, escola e fora da escola, um debate do nosso tempo.
13.30 Desafio de Leitura. Música. Academia de Música de Óbidos
13.45 Almoço
Tarde – Biblioteca Municipal, Livraria da Adega, Museu Abílio, Galeria Nova Ogiva
15.00 Oficinas
Inscrição prévia, sujeita à lotação de cada oficina
1. Sem medo de fazer perguntas : uma estratégia para pensar e aprender. Isabel Mendinhos
Museu Paroquial de Óbidos
Resumo: A técnica de formulação de perguntas é uma estratégia desenvolvida e testada por Dan Rothstein e Luz Santana, autores do livro Make just one change : teach students to ask their own questions (2011). Trata-se de uma capacidade raramente ensinada e que permite que os alunos exercitem o pensamento crítico e se apropriem do seu processo de aprendizagem. Transposta da biblioteca para a vida pessoal, social, profissional, torna-se uma ferramenta valiosa, num mundo cada vez mais exigente no que toca às competências críticas. Nesta oficina, depois de uma panorâmica geral sobre a literacia da informação e a forma como é abordada no referencial “Aprender com a biblioteca escolar”, será examinada a estratégia das boas perguntas, experimentada depois através de exercícios práticos. Estes serão semelhantes aos que professores bibliotecários e outros docentes poderão realizar com os alunos para fomentarem a motivação, o pensamento crítico e a qualidade das pesquisas realizadas.
2. Oficina Corpo. Paula Pinto e Ângelo Cid Neto (sentidos ilimitados, Associação Cultural – projeto Compota “Coragem”, 2019)
Espaço Ó (1º andar)
Resumo: Oficina para Professores do Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos, de Educação Especial, Professores Bibliotecários e todos os interessados no trabalho de Corpo em diálogo com a Literatura. Centra-se na importância do movimento nos processos pedagógicos, na criatividade e no trabalho colaborativo. Com uma forte componente prática, a oficina facilita ferramentas para o trabalho com os alunos em sala de aula. Propomo-nos: (1) Proporcionar aos professores momentos de exploração e apropriação de técnicas criativas, visando a realização de práticas expressivas na sala de aula; (2) Sensibilizar os professores para a importância do corpo no contexto pedagógico; (3) Vivenciar e elencar conceitos-chave do e pelo corpo; (4) Planificar e implementar um processo criativo em contexto pedagógico; (5) Articular as diferentes formas artísticas.
Os participantes deverão vestir roupa e calçado confortável.
3. Processo Criativo - Teresa Granho (Dancenter)
Antiga Escola Primária de Óbidos
Resumo: Escrito em 1933 por José Gomes Ferreira, As Aventuras de João sem Medo é um livro que concilia o universo do fantástico com a sátira à sociedade, abordando sobretudo temas relacionados com o comportamento humano. O acto de se lamentar, de cair no lugar comum, de generalizar a desgraça, de alimentar crenças limitadores, é muito atual e muito Português. Trabalhar este livro é sobretudo uma forma de revermos atitudes e comportamentos que são, eles próprios, padrões que se propagam pela sociedade. Queremos que este livro represente um ganho de consciência e um passo para o autoconhecimento. Paralelamente, é importante trabalharmos temas que fujam eles próprios do cliché e que nos permitam aventurar-nos pelo universo literário Português. Estudar e interpretar uma obra de um autor Português é reconhecer a grandiosidade da nossa literatura e valorizar a nossa língua, hábitos e costumes. Esta é uma forma de também defender o nosso património cultural e artístico.
Os participantes deverão vestir roupa e calçado confortável.
4. PIM! Para Imaginar o Mundo. Folio Ilustra 2019. Mafalda Milhões
Galeria Nova Ogiva
Resumo: Visita guiada à Exposição patente na Galeria Ogiva, que permanecerá aberta ao público até final de Dezembro de 2019. Os autores e ilustradores sentem a mudança do mundo e mexem-se com ele. Em vez de pararem, saltam, e dão-nos a certeza de que nunca estamos sós
5. Ler Mais no 1.º ciclo- da teoria à prática-RRBE Açores. Equipa de Coordenação da RRBE Açores: Luzia Borges, Alexandrina Raposo e Fátima Sousa
Livraria Artes e Letras
Resumo: Este projeto surge da necessidade de motivar e incutir, nos alunos, o gosto e o hábito de ler e tem como finalidade desenvolver as competências previstas no «ProSucesso», no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e no Referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar» e incide, essencialmente, junto de alunos do 2.º ano de escolaridade. Metodologia do Workshop: Apresentação e enquadramento do Projeto. Exploração da obra A noite dos animais inventados, de David Machado, através do conto e reconto, mobilizando recursos como Kahoot e Mentimenter. Dinâmica de grupo: Laboratório de emoções.
6. Fake News: nascem do medo, fabricam o medo. Como combatê-las. - Equipa do Projeto Literacia para os Media e Jornalismo, Miguel Crespo (Investigador e Jornalista) e Susana Tavares (Direção-Geral da Educação)
Museu Municipal Abílio de Mattos e Silva
Resumo: Perante o panorama mediático atual, onde a omnipresença dos media e dos mecanismos tecnológicos tem uma forte tendência para se afirmar, a necessidade de capacitar professores e alunos para um consumo informado e crítico dos conteúdos difundidos pelos meios de comunicação social é uma das prioridades do Ministério da Educação. Preparar as futuras gerações para a apreensão crítica da informação num mundo crescentemente mediatizado, é não só uma necessidade, mas um direito humano fundamental. Assim, o projeto Literacia para os Media e jornalismo, enquadra-se numa lógica de Educação para a Cidadania, integrando-se nos novos desafios e medidas políticas educativas atuais. Concebido por jornalistas e académicos da área da comunicação, dirigido a professores, o projeto resulta de um protocolo entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, financiado pela Direção-Geral da Educação (Ministério da Educação) e pelo Cenjor (com recurso a verbas do Ministério da Cultura), depois do projeto piloto levado a cabo no ano letivo 2018-2019, o programa será agora alargado a um maior número de regiões educativas do país. Na sequência deste projeto, a sessão a realizar em Óbidos irá focar-se no problema das notícias falsificadas e como combatê-las.
18.00 Fim das Oficinas do Seminário
13.OUTUBRO, DOMINGO
Manhã – Casa da Música
Interpretação simultânea português/inglês Manuel Sant’Iago Ribeiro, Lara Duarte
10.00 Desafio de Leitura. Música, Academia de Música de Óbidos
10.15 Capacitação de profissionais para equipas nas bibliotecas – medo, literatura, leitura, bibliotecas. Painel. Mihaela Banek Zorica (Croácia), Ana Novo (Portugal, Univ. Aberta),Nicolau Borges (CFCO);, Manuela Silva (RBE), modera Maria José Vitorino (Curadoria Folio Educa)
10.45 Intervalo
11.00 School Libraries and the Journey Ahead: Place, Space and Safe. Conferência. Ross Todd. Apresenta Isabel Mendinhos
Resumo:
Numa era de informação de fake news, banindo a verdade, e a supressão de ideias numa paisagem de informação, tecnológica, em mudança constante, o que nos espera? Nesta comunicação apresentam-se perspetivas e desafios em algumas das águas desconhecidas que enfrentamos. O que centra nas bibliotecas escolares com sentido de lugar, propósito e comunidade num contexto de informação turbulento o desenvolvimento de espaços críticos, reflexivos e cognitivos, que garantam aos nossos jovens vidas seguras nos seus ambientes online, em expansão. Uma coisa é certa: temos de dispor de coragem profissional, intelectual e social para vivermos os nossos valores, éticos e práticos, empenhando-nos em lideranças sustentáveis, que encorajam e alimentem. O futuro é nosso para o criarmos.
Abstract:
In an information era of fake news, banishing truth, the suppression of ideas and a constantly changing information and technological landscape, what lies ahead? This address will provide insights and challenges into some of the unknown waters ahead. These center on school libraries with a sense of place, purpose and community in a turbulent information landscape, the development of critical, reflective and cognitive spaces, and ensuring our young people live safe lives in their increasingly online environments. One thing is certain: we have to have professional, intellectual and social courage to live our values, ethics and practices, and engaging in leadership that is sustaining, encouraging and nourishing. The future is ours to create.
12.00 Desafio de Leitura. Se não queres não grites! CLeVA Coro de Leitura em Voz Alta de Alcochete
Resumo: O CLeVA, Coro de Leitura em Voz Alta de Alcochete, um coro poético-cómico, vai desta vez dedicar-se a um assunto sério: A morte! É certo que “À morte ninguém escapa” mas nós vamos usar tudo o que pudermos para a manter o mais afastada possível. Gritamos pragas e esconjuros, dizemos poesia, fazemos teatro e “o diabo a sete”, o que for preciso para a manter ao largo. Será que conseguimos? Certeza temos que a diversão não vai faltar. Será que a morte tem sentido de humor?
12.30 Encerramento formal
13.00 Almoço
Tarde – Todos os locais do FOLIO
14.30 Sessão de esclarecimento – guião exploratório e metodologias da formação creditada. José Saro, Lucília Santos
Casa da Música
15.30-19.30 Percursos autónomos com guião exploratório
Todo o FOLIO
FOLIO EDUCA 2019. Tema Geral do FOLIO 2019 – O tempo e o medo
Ora um dia, farto de tanta chorinquice e de tanta miséria que gelava as casas e cobria os homens de verdete, disse à mãe que, conforme a tradição local, lacrimejava no seu canto de viúva:
– Mãe: não aturo mais isto. Vou saltar o Muro.
A pobre desatou logo aos berros de súplica que abalaram o Céu e a Terra:
– Ah! não vás, não vás, meu filho! Pois não sabes que essa Floresta Maldita está povoada de Canibais Mágicos que se alimentam de sangue de homens? Sim, meu filho, de sangue humano bebido por caveiras. Não vás! Não vás!
E durante horas não cessou de barregar, histérica:
– Ai que não torno a ver o meu rico filhinho! Mas as implorações da mãe não impediram que, na manhã seguinte, João Sem Medo se esgueirasse de Chora -Que -Logo -Bebes e se dirigisse à socapa para o tal Muro que cercava a floresta e onde alguém escrevera este aviso:
É PROIBIDA A ENTRADA
A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR
José Gomes Ferreira. As aventuras de João Sem Medo : panfleto mágico em forma de romance. 1ª ed. 1963
Abordagem FOLIO EDUCA 2019
● Valorizar a leitura que ultrapassa a superficial e permite o acesso aos sentidos, à compreensão do texto, incluindo os níveis de inferência e de descodificação pelo contexto e as referências culturais.
● Promover a reflexão de agentes educativos em contextos formais e não formais sobre a Literatura, a Leitura, a Educação, as Bibliotecas, tendo por referência o tema de 2019 O tempo e o medo.
● Divulgar boas práticas e obras literárias de qualidade reconhecida e virtualidade educacional identificável.
● Propiciar experiências de mediação leitora consistentes e inovadoras, com públicos de diversas idades e escolaridades
● Estimular a conversa, a troca de ideias e de perguntas, a criatividade e a colaboração, incluindo entre universos profissionais, cívicos, científicos e artísticos considerados comumente de improvável encontro.