Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




festim.png

Saber mais

 

ESTA NOITE GRITAMOS

 

O Esta noite grita-se é uma iniciativa de leitura pública de textos de teatro que entra agora na sua 3a temporada, tornada festim. Um festim que celebra o lugar da palavra no espectáculo teatral, o seu som, a sua musicalidade, o seu sabor, o seu cheiro.

 

Começou-se informalmente, no início de 2017, no Bar Irreal e na Fábrica Braço de Prata, tentado mostrar o entusiasmo com a leitura crua dos textos, evidenciando o potencial do texto dramático sem recurso à encenação. Tentou-se ouvir de perto as palavras dos autores, procurando, talvez, uma maneira diferente de dizer e fazer escutar. Estas leituras não obedecem por isso ao cânone de “leituras encenadas”. Quer-se partilhar com o público

 

o entusiasmo que um actor sente quando, nos ensaios de mesa, começa a descobrir os cantos e recantos do texto. Quando os diferentes significados começam a emergir e as personagens a ganhar forma dentro da cabeça, surgindo, ainda rudes, na voz dos actores. Sabe-se que um texto teatral, apresentado desta forma, é criatura frágil, desconfiada, ambígua por vezes. Mas antes assim, assume-se o risco, prepara-se cada texto em conjunto com os actores e leva-se à cena exactamente quando se tem tantas dúvidas que se precisam de partilhar com o público.

 

Este ano decidiu-se crescer. Conta-se agora com a leitura de 6 textos na programação principal, em diversos espaços de Lisboa, algumas visitas a Montemor-o-Novo, uma festa de abertura e o convite à participação da Escola de Mulheres, com a sua Da Voz Humana.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor