Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]













O vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, revela que ao homenageado deste ano da Feira do Livro, Vasco Graça Moura, vai ser dedicada “simbolicamente, uma tília”. E que, para o ano, a homenageada será Agustina Bessa-Luís.

Num texto que acompanha um dossier distribuído à imprensa, Cunha e Silva refere-se a Vasco Graça Moura, falecido este ano, como “uma figura que a cidade […] jamais poderá esquecer”. O poeta, político e tradutor, vai ser figura central da primeira Feira do Livro organizada pela Câmara do Porto e, além da plantação da tília, o município pretende ainda lembrá-lo na edição do dia 11 de Setembro das Quintas de Leitura.

Assim, a partir das 22h daquele dia, no auditório da Biblioteca Municipal Ameida Garrett, irá decorrer uma sessão “com música e um cordão de leitura, em jeito de ‘cadavre exquis’”, na qual serão recordados alguns textos de Graça Moura. Estão previstos fados, sonatas e o som vibrante dos saxofones, evocações da figura do poeta e um cordão de leitura que conta já com “18 formandos dos Laboratórios de Leitura do Teatro Municipal do Campo Alegre”, mas que poderá “ser engrossado por figuras públicas que se queiram associar à homenagem".

A Feira do Livro do Porto decorre entre 5 e 21 de Setembro nos jardins do Palácio de Cristal e, além de um programa cultural que inclui debates, exposições, música, um festival de “spoken words” e ciclos de cinema, vai contar com 107 pavilhões concentrados na Avenida das Tílias, onde será possível comprar livros a preço reduzido.

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor