Fazemos melhor (se for) em conjunto!
Antes do interesse pela escrita, há um outro: o interesse pela leitura. E mal vão as coisas quando só se pensa no primeiro, se antes não se consolidou o gosto pelo segundo. Sem ler ninguém escreve”.
José Saramago (Revista Diário da Madeira, 1994)
É com base nestas premissas que a equipa da Rede de Bibliotecas de Condeixa, da qual fazem parte a Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, a Casa Museu Fernando Namora, e a coordenação interconcelhia do programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), desenvolve o trabalho que direciona aos vários públicos.
Em estreita articulação, as bibliotecas do concelho propõem, anualmente, ações e programas de índole não-formal que pretendem não só estimular a aquisição de competências leitoras, contribuindo paulatinamente para o desenvolvimento de um projeto pessoal de leitor, como também proporcionar experiências significativas que concorram para uma maior compreensão do mundo em múltiplas dimensões e que vão ao encontro das prioridades lançadas em cada ano, numa articulação estreita entre o programa da Rede de Bibliotecas Escolares e os desafios lançados às bibliotecas públicas.
Como tal, desde 2010, desenvolve-se o projeto de itinerâncias documentais “30 dias, 30 livros”, como forma de complementar o espólio das escolas que não possuem biblioteca escolar, com livros diferentes todos os meses. Regularmente, a equipa da Rede de Bibliotecas de Condeixa desloca-se às escolas participantes para realizar a habitual troca do fundo documental.
A par da itinerância documental são realizadas sessões de animação de leitura, a partir de um tema definido anualmente, que inclui dramatização de histórias e o desenvolvimento de ações informativas de carácter experimental e/ou artístico. Toda a sequência posterior implica o envolvimento dos docentes na planificação e continuidade nas dinâmicas de leitura e escrita.
No final do ano letivo, realiza-se uma sessão de encerramento do projeto, um verdadeiro dia de encontro e de festa para todos os envolvidos.
Na mesma vertente, mas num contexto extraescola, é implementado o programa não formal, de curta duração “Conto Contigo”.
Esta iniciativa lança o desafio a famílias com crianças de 5/6 anos (pré-escolar) a descobrir, de forma lúdica, as funcionalidades da leitura e da escrita, de forma a facilitar e dar sentido à aprendizagem formal que ocorre no primeiro ciclo.
O programa, da responsabilidade da Fundação Aga Khan e promovido pela Rede de Bibliotecas de Condeixa, terá este ano a sua terceira edição.
E porque o gosto pela leitura não se cria necessariamente nos primeiros anos de vida, a Rede de Bibliotecas de Condeixa tem vindo a desenvolver, com um grupo local de séniores, várias ações de leitura em voz alta para alunos do 2.º, 3.º ciclos e secundário.
O grupo Lérias, Letras & Companhia, que reúne periodicamente na Biblioteca Municipal para debater assuntos relacionados com literatura, história e património local, aceita o desafio para “assaltar”, nas salas de aula, o público mais jovem, com a partilha de textos literários e poéticos de autores portugueses consagrados, em datas comemorativas e outros momentos especiais.
Em paralelo, através da Rede de Bibliotecas de Condeixa, o acesso ao livro é facilitado pela existência do cartão de leitor único, que permite facilmente ao aluno recorrer ao espólio das várias bibliotecas escolares e também da municipal.
O tratamento do fundo documental é de responsabilidade comum, tendo a Biblioteca Municipal a função de suporte e supervisão.
Desde 2017, que a adoção da plataforma de gestão documental e de leitores disponível em linha que resultou de um significativo investimento do município e da execução de um projeto piloto de apoio à qualificação das redes concelhias, em alguns municípios, financiado pelo Programa Rede de Bibliotecas Escolares, tem possibilitado, aos utilizadores, a pesquisa bibliográfica nas bases documentais das bibliotecas, bem como o empréstimo em rede. A boa gestão integrada dos recursos documentais e o refrescamento da coleção, também para as bibliotecas escolares, são parte integrante da cooperação existente entre o município de Condeixa-a-Nova e programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, conforme o estipulado no Acordo n.º 30/2011, publicado em diário da República.
O catálogo bibliográfico online encontra-se alojado no portal da Rede de Bibliotecas de Condeixa, disponibilizado aquando da assinatura do protocolo de criação local desta rede, em 2014. Neste sítio, são publicadas notícias referentes às atividades desenvolvidas, informações úteis à comunidade, documentação diversa sobre a rede e ainda os links para os canais digitais dos parceiros.
A caminho da celebração de 10 anos de Rede concelhia, a partilha de saberes, de recursos e de experiência tem melhorado e potenciado as oportunidades, as ofertas, as ações desenvolvidas, sendo este trabalho em rede uma mais valia para o concelho.
Pelo referido, cabe apenas salientar a preocupação desta equipa em capacitar recursos humanos afetos às bibliotecas, numa dimensão mais instrumental, com os assistentes operacionais, e também globalizante quando o foco se alarga para toda a comunidade com os Encontros Formativos, que se renovarão novamente no início de 2024.
Acreditando que a união faz a força, o fomento da parceria entre biblioteca municipal e as bibliotecas dos estabelecimentos de ensino tem sido uma prioridade, esperando que o seu contributo se manifeste positivamente no percurso escolar e de vida das crianças e jovens do concelho, uma vez que esta é a geração do futuro. Trabalhamos juntos!
Ana Froufe - Coordenadora do Gabinete de Cultura e Biblioteca
Inês Rodrigues - Técnica Superior de Animação Socioeducativa
Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento
Condeixa-a-Nova