Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 09.05.23

Fatias de Poesia: Encarregada de Educação e Biblioteca Escolar promovem leitura de poesia

2023-05-09 pq.png

Fatias de Poesia é um projeto de leitura de poesia desenvolvido por Ana Teresa Andrade, Encarregada de Educação, em parceria com a Biblioteca Escolar da EB 1 da Estação, em Tavira, que tem como objetivo incentivar a leitura e a compreensão de poesia, entre todos os alunos do 2.º ano (envolvendo cerca de 80 alunos).

A iniciativa consiste na leitura e interpretação de poemas selecionados pela encarregada de educação, que são partilhados, trimestralmente, em várias sessões, com os alunos, de acordo com várias temáticas e explorando diferentes géneros e autores.

Além da leitura e interpretação de poemas, o projeto também inclui atividades complementares, como a criação de textos/ poemas pelos alunos, para que possam expressar a sua criatividade e compreensão das obras. Por vezes, nem sempre, também há fatias de bolo a acompanhar a sessão.

Segundo a encarregada de educação responsável pelo projeto, a ideia surgiu da sua paixão pela poesia e da vontade de partilhar essa paixão com os alunos. A parceria com a biblioteca escolar tem sido uma mais-valia para a implementação desta iniciativa. Uma articulação feliz, dado que, para esta biblioteca, o envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias para o desenvolvimento de projetos e atividades continuadas, no domínio da promoção da leitura e das literacias, era um dos aspetos em que era necessário investir.

_____________________________________________________________________________________________________________________