Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 17.10.22

Famalicão, cidade educadora, cidade leitora

Afirmação das bibliotecas municipais e das bibliotecas escolares

2022-10-17 PQ.png

Ao longo da sua já longa história, Vila Nova de Famalicão tem sido frequentemente mencionado como um dos principais centros culturais, comerciais e industriais em Portugal. E hoje continua a afirmar-se no país como um dos territórios que mais contribui para a afirmação de Portugal no Mundo. Este é o local que Camilo Castelo Branco escolheu para viver e produzir a maioria das suas obras literárias, tornando-se no maior romancista da Língua Portuguesa. Outras personalidades tiveram em Vila Nova de Famalicão o seu berço ou aqui encontraram terreno fértil para a sua afirmação. São os casos de Bernardino Machado, Arthur Cupertino de Miranda ou Alberto Sampaio. Terra da cultura e do conhecimento é também (…) uma cidade do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural.

É desta forma que o Município de Vila Nova de Famalicão se apresenta e se dá a conhecer a quem acede à sua página web e, portanto, pareceu-me completamente ajustado começar com este excelente “cartão de visita”. Feito este prelúdio, e sendo Vila Nova de Famalicão terra da cultura e do conhecimento, é também através de uma vibrante rede de bibliotecas municipais e de bibliotecas escolares que se destaca e se afirma. Ora, sendo um município sempre atento à necessidade de servir condignamente a sua população, Vila Nova de Famalicão assinou, logo em 1987, o contrato-programa com o então Instituto Português do Livro e da Leitura para adesão da sua Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que acabava de se constituir.

Após este importante passo, e no ano de 1989, entrou em funcionamento em Vila Nova de Famalicão o serviço de Biblioteca Itinerante, que ainda hoje continua a percorrer as escolas do concelho com o objetivo de disponibilizar o serviço de empréstimo domiciliário às escolas que não são servidas por uma biblioteca.

Alguns anos mais tarde, em 1996, esta marca de liderança e de visão para a causa da leitura pública foi novamente consubstanciada com a adesão do município de Vila Nova de Famalicão ao arranque do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, lançado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos alunos os recursos necessários para o acesso, uso e produção da informação em diferentes suportes.

Com toda esta experiência adquirida e acumulada, o município de Vila Nova de Famalicão, através da sua Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, formalizou, em 2008, a criação do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, embora em boa verdade já disponibilizasse o devido apoio técnico e de dinamização da rede de bibliotecas escolares do concelho logo desde a criação das primeiras bibliotecas escolares em 1996.

Por todas estas evidências se pode demonstrar o pioneirismo de Vila Nova de Famalicão em todas as frentes que se iam abrindo na área da promoção do livro e da leitura. Ao cumprirem as suas funções básicas, como por exemplo a leitura, a pesquisa, o empréstimo e o uso das novas tecnologias; e as suas atividades não básicas, como o local de encontro, de recreação, de acesso livre e gratuito e de formação ao longo da vida, as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares de Vila Nova de Famalicão contribuem, inegavelmente, para um panorama educativo, cultural e social vibrante em todo o concelho.

Assumindo-se também como um município educador, Vila Nova de Famalicão aderiu, em 2010, ao movimento das Cidades Educadoras. As cidades que partilham esta “filosofia de intervenção” entendem que a educação não é mais um exclusivo da família e das instituições formais de ensino, mas também, acontece e se realiza na e pela cidade, através das suas diferentes gentes, nos seus espaços e tempos, onde se produzem vários cenários formais e informais, conscientes e inconscientes de comunicação e partilha de aprendizagens, em que a educação é um processo permanente, que se realiza ao longo da vida.

Ora, sendo Vila Nova de Famalicão uma Cidade Educadora, é natural que numa lógica de acesso plural ao conhecimento como condição fundamental para a construção e consolidação de uma sociedade livre, se possa tornar e assumir, também, como uma Cidade Leitora. Para cumprimento dessa missão, a Rede Municipal de Leitura Pública, onde se incluem a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, os seus cinco Polos de Leitura e a Biblioteca Itinerante, assim como a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, onde se incluem atualmente 29 bibliotecas escolares, assumem-se como um instrumento integrado e territorialmente abrangente da política de promoção do livro e da leitura que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pretende disponibilizar a todos os famalicenses.

Em perfeita simbiose e harmonia, o trabalho de articulação e cooperação entre as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares em Famalicão concretiza-se diariamente através de um conjunto de iniciativas e eventos que é coordenado pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão. A afirmação destas duas importantes estruturas tem sido concretizada, ano após ano, através de um conjunto vasto e diversificado de ações conjuntas, como são o caso da Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão; o Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares: Partilha de Boas Práticas; o Concurso Nacional de Leitura, a visita anual a uma rede de bibliotecas municipais e escolares fora do concelho, entre outras.

Porque julgo que merece aqui o devido destaque, partilho uma boa prática, em particular, que só tem sido bem-sucedida e afirmada pela articulação próxima entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares. Refiro-me ao projeto “ODS Juntos Mudamos o Mundo”, o projeto vencedor da última edição do Prémio Maria José Moura: Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que premeia anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Por todas estas razões, aqui fica o testemunho de uma Biblioteca Municipal que muito deve às Bibliotecas Escolares do seu concelho! Felicitações às Bibliotecas de Famalicão!

 

Imagem1.jpg

Carla Araújo
Diretora da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Vila Nova de Famalicão

 

Fonte da imagem de capa: Direção Geral Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). https://www.flickr.com/photos/rnbp/sets/72157646244598508/

_____________________________________________________________________________________________________________________