Escrever, ler e ouvir… com a biblioteca escolar

No âmbito do Laboratório de Escrita, disciplina semestral de Oferta Curricular na Escola Básica e Secundária António Bento Franco, Agrupamento de Escolas da Ericeira, decorreu uma atividade, com metade da turma por semestre, focada no desenvolvimento das competências essenciais de leitura, oralidade e escrita, prioridades definidas pela RBE para 2024-2025.
Tratou-se de uma atividade de articulação curricular com a disciplina de Português e, no caso da turma do 7.º ano, decorreu de uma Ação de Formação intitulada Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca frequentada pela professora de português da turma do 7.º ano, no início deste ano letivo, através do CFAE Rómulo de Carvalho em Mafra.
1. Criação literária com “A Arca dos Contos”
No espaço da biblioteca, os alunos do 6.º e 7.º anos (quatro turmas de 6.º ano e uma de 7.º ano) organizaram-se em grupos de 3 ou 4 e escreveram uma história criativa, tendo como ponto de partida o jogo A Arca dos Contos. Cada grupo apresentou o seu projeto em sala de aula, revisto pelas professoras de Português, um momento precioso de reflexão e aprendizagem colaborativa.
2. Oralidade em ação
As histórias foram depois lidas em voz alta pelos alunos, na biblioteca da escola, promovendo confiança na expressão oral, audição ativa e partilha. Um passo fundamental para fortalecer a oralidade como ferramenta de comunicação.
3. Digitalização e gravação de voz com StoryJumper
Com o apoio da professora bibliotecária, cada grupo transcreveu a sua narrativa na plataforma StoryJumper, convertendo o manuscrito num livro digital e integrando literacia digital, escrita e leitura de forma natural.
4. Leitura Gravada: Voz + Digital
Na etapa final, ainda com o apoio da professora bibliotecária, os alunos gravaram a leitura das suas histórias no livro digital, amadurecendo competências em oralidade, entoação e expressividade e valorizando a escrita em formatos multimodais.
Divulga-se aqui o livro da turma do 7.º ano, com a devida autorização, onde se poderá ouvir e ver as histórias criadas pelos alunos.
Opinião das Professoras
Obrigada pela tua ajuda e colaboração nas minhas aulas. As gravações feitas na sexta-feira ficaram ótimas. Os livros já foram partilhados na Classroom e os miúdos adoraram.”
A ajuda da professora bibliotecária tem sido muito relevante, quer na promoção de livros e da leitura quer no desenvolvimento de competências de leitura e de escrita.”
Este reconhecimento evidencia o papel central da biblioteca como mediadora no processo educativo, incentivando hábitos de leitura e reforçando competências comunicativas. Salientam, ainda, o impacto real da atividade: sucesso técnico das gravações, entusiasmo dos alunos e colaboração entre docentes.
De que modo esta atividade cumpre as prioridades da RBE?
- Leitura: Produção de textos criativos, leitura crítica e revisões reforçam hábitos de leitura e a literacia da leitura dos alunos.
- Oralidade: Leituras em voz alta e gravações fortalecem confiança, dicção e interpretação e incentivam o gosto pela expressão oral.
- Escrita: Trabalho em grupo, revisão docente e adaptação digital promovem a reflexão sobre o texto, o estilo e o público-alvo.
Por que razão faz sentido nas atividades da biblioteca escolar?
A Rede de Bibliotecas Escolares defende que “fazer da leitura uma prática diária… em estreita articulação com a expressão oral e escrita” é uma prioridade. Esta atividade cumpre esse compromisso, tendo uma sequência completa, da criação à partilha final, integrando todas as etapas da construção textual.
Para além disso, alinha-se com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), que destaca a interligação entre leitura, escrita e literacia informacional num processo interativo e colaborativo. Os alunos pesquisam, selecionam, transformam e comunicam informação de diversas fontes para criar produtos multimodais, exatamente como ocorreu em cada fase desta atividade (escrita, revisão, leitura, gravação), reforçando competências diversificadas de forma integrada.
Em conclusão
Esta iniciativa no Laboratório de Escrita, em parceria com a biblioteca escolar e a disciplina de português, é um exemplo prático do modelo proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares, a partir do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.
Trabalhar leitura, oralidade e escrita de forma articulada e multimodal promove:
- Hábito e gosto pela leitura, com crescimento da compreensão crítica.
- Confiança comunicativa, através da partilha oral e gravada.
- Reflexão sobre a escrita e processos textuais.
- Domínio de ferramentas digitais, reforçando a literacia multimodal.
Este modelo poderá ser replicado por outras escolas, fomentando bibliotecas escolares dinâmicas, inclusivas e centradas no prazer e competência da linguagem.
Juntos, continuaremos a formar alunos competentes, críticos, criativos e tecnologicamente preparados, em linha com o perfil previsto pelo PASEO.