Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Sex | 30.06.23

Escola a Ler | Leva-me contigo: alunos divulgam autores Lusófonos

2023-06-30.png

A Biblioteca Escolar da EB Eng.º Duarte Pacheco deu continuidade ao Projeto Escola a Ler | Leva-me contigo, em colaboração com o Clube de Multimédia e as turmas do 9.º ano, sob a supervisão da professora de História, Ana Cristina Ferreira, membro da equipa das bibliotecas.

Esta iniciativa teve início no ano letivo 2021/2022 e teve como objetivo principal promover a leitura e a descoberta de autores portugueses.

Numa primeira fase, os alunos exploraram diferentes obras de autores portugueses por meio de pequenos excertos que foram apresentados em vários espaços da escola. Essas leituras foram acompanhadas por breves diálogos entre os leitores e um entrevistador oculto. Devido ao grande número de obras selecionadas, a atividade foi desenvolvida em vários episódios, proporcionando aos alunos uma experiência rica e diversificada de imersão na literatura nacional.

Este ano letivo, alargou-se a leitura a autores da lusofonia, com a produção de mais quatro episódios alusivos ao projeto. O objetivo principal foi a promoção da leitura e a divulgação de autores portugueses e lusófonos, sendo visível o entusiasmo e a dedicação dos alunos envolvidos nesta iniciativa.

Por meio da participação nestes episódios, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diferentes estilos literários, descobrir vários autores e partilhar as suas impressões e recomendações tanto com os seus colegas, como com a comunidade escolar. Foi um “mergulho” na atmosfera acolhedora e rica da biblioteca escolar, onde têm acesso a um amplo leque de livros e propostas de atividades que os convidam à exploração e fruição dos textos. A participação ativa dos alunos evidencia o seu comprometimento com a leitura e o seu desejo de partilhar as suas descobertas literárias com os demais colegas.

O Projeto Escola a Ler | Leva-me contigo é uma prova viva do poder transformador da leitura e do compromisso da escola em cultivar o amor pelos livros e pela cultura lusófona. Divulgam-se dois vídeos relativos a esta iniciativa:



logos_cores.webp

_____________________________________________________________________________________________________________________

1 comentário

Comentar publicação