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Blogue RBE

Seg | 31.03.25

Era uma vez… um leitor a crescer

Num mundo cada vez mais acelerado e digital, os contos tradicionais continuam a ser um recurso essencial para o crescimento das crianças. São histórias que atravessam gerações, despertam emoções, alimentam a imaginação e, ao mesmo tempo, ensinam, quase sem que os mais pequenos se apercebam. Para as crianças, estes contos são verdadeiros aliados na construção da linguagem, da leitura e das competências sociais e emocionais.

Tanto na escola como em casa, pais e professores podem trabalhar em conjunto para fazer com que estas histórias intemporais se transformem numa ponte entre o prazer de ler e a aprendizagem. Neste artigo mostramos como e sugerimos atividades práticas para partilhar com os seus alunos ou filhos.

Imaginação, criatividade e compreensão leitora

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Os contos tradicionais transportam as crianças para universos encantados onde tudo é possível: florestas mágicas, animais que falam, gigantes, bruxas e castelos.

Esta viagem imaginativa desenvolve a capacidade de visualizar mentalmente os cenários e personagens, essencial para compreender e interpretar textos. À medida que a criança se envolve na narrativa, ativa o pensamento simbólico e começa a inferir significados e intenções, elementos centrais na leitura.

Além disso, ao recontar a história ou responder a perguntas sobre o enredo, a criança exercita a linguagem oral, organizando ideias e expressando-as com vocabulário cada vez mais rico e estruturado.

Vocabulário e consciência fonológica

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As expressões rítmicas, repetições e estruturas previsíveis dos contos tradicionais são uma excelente forma de enriquecer o vocabulário e desenvolver a consciência fonológica, a capacidade de identificar e manipular sons da fala. Estas são competências fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Os contos expõem a criança a palavras novas em contextos compreensíveis, facilitando a sua aquisição e uso espontâneo.

Além disso, o prazer de ouvir e repetir frases como “Espelho meu, espelho meu...” ou “Quem tem medo do lobo mau?” reforça a memorização de estruturas linguísticas e o domínio da entoação e do ritmo da língua,

Estrutura narrativa

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Os contos tradicionais têm uma construção clara: início, meio e fim. Esta estrutura simples e previsível ajuda a criança a compreender como se organizam os acontecimentos, a sequência temporal e a ligação entre causa e efeito. Familiarizar-se com estas estruturas narrativas contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: a criança aprende a usar conectores como “depois”, “então”, “mas”, “no fim” e a construir frases completas com sentido lógico.

Ao recontar histórias com base nessa estrutura, desenvolve também a coerência e a fluência verbal, habilidades essenciais para ler, interpretar e mais tarde escrever textos com organização e clareza.

Pensamento crítico e resolução de problemas

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As personagens dos contos enfrentam dilemas e desafios que obrigam a tomar decisões. Ao refletir sobre essas escolhas e imaginar alternativas, a criança desenvolve o pensamento crítico, mas também a capacidade de verbalizar hipóteses, justificar ideias e argumentar. Este tipo de linguagem — mais elaborada e reflexiva — é uma base importante para o desenvolvimento da leitura compreensiva e da produção escrita.
Ao explorar diferentes possibilidades para o enredo, a criança enriquece o seu léxico e amplia a flexibilidade na construção de frases e estruturas narrativas.

Envolvimento emocional e participação ativa

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Contar e ouvir ler contos é uma experiência envolvente que estimula a escuta ativa, a atenção e a expressão emocional. As crianças reagem, imitam, repetem falas e recriam cenas; e tudo isso contribui para o desenvolvimento da linguagem oral. Quando repetem frases das personagens ou dramatizam a história, as crianças praticam a pronúncia, a articulação e a estruturação de discurso com intenção comunicativa.

Esta participação emocional reforça o vínculo com a leitura e com a linguagem, tornando o desenvolvimento linguístico mais espontâneo e prazeroso.

Relações humanas e expressão de sentimentos

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Os contos abordam temas universais como o medo, a amizade, a coragem ou a perda. Estes elementos emocionais ajudam as crianças a identificar e nomear sentimentos, o que é fundamental para o desenvolvimento da linguagem emocional e para uma comunicação mais consciente e empática.

Ao conversar sobre o que sentem as personagens, as crianças desenvolvem a capacidade de usar palavras para expressar emoções e necessidades, uma competência essencial para interagir com o mundo.

 

Partilhar contos tradicionais com as crianças proporciona, sem dúvida, grandes momentos de lazer, mas é também uma estratégia relevante para apoiar o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da expressão pessoal.

Estas histórias aproximam diferentes gerações, reforçam o vínculo entre família e escola e ajudam a formar leitores atentos, falantes confiantes, pequenos narradores com muito para dizer.

A biblioteca é uma aliada valiosa neste trabalho. Ajuda a selecionar materiais de leitura, produz e empresta materiais, sugere livros, organiza exposições dos trabalhos trazidos pelas famílias ou dinamiza sessões de leitura...

Este envolvimento fortalece os laços entre leitura, escola e comunidade.

Esta é uma proposta de leitura itinerante entre casa e escola. Basta escolher uma mala especial e transformá-la num convite à leitura partilhada em família. No interior, incluir Um conto tradicion (3).png


Referências

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0