Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





















Imagem:  Negócios Online


Equidade e qualidade na educação: apoio às escolas e aos alunos desfavorecidos é o título do relatório publicado pela OCDE a que vários órgãos de comunicação social se referiram, ontem e hoje, alertando para o problema do "chumbo" e dos seus custos económicos, pessoais e sociais. 


Um em cada três alunos portugueses com 15 anos já ficou retido no mesmo ano lectivo pelo menos uma vez. Portugal é um dos países da OCDE com maior taxa de retenção escolar, com as escolas a gastarem 12% dos seus orçamentos com estes alunos. Os investigadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) alertam para as desvantagens deste método de ensino que aumenta as despesas em educação e pode levar a um aumento do estigma social.
“Os custos directos para o sistema de ensino são muitos altos, incluindo um ano lectivo adicional e o atraso de um ano na entrada destes estudantes para o mercado laboral”, lê-se no relatório "Equidade e Qualidade em Educação - Apoiar estudantes e escolas desfavorecidas" hoje publicado pela OCDE. A esta desvantagem somam-se outras como: o aumento das desigualdades entre os alunos mais pobres (e que tendem a ser os mais repetentes) e os alunos com mais possibilidades e ainda o desencorajamento para estudar. 


Ler mais no Negócios Online >>

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor