Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 28.03.22

Entrega de Prémios do Concurso Eu digo não ao sexismo!

2022-03-28.png

 

A 30 de março realiza-se a cerimónia pública de atribuição dos prémios do concurso nacional de vídeo Eu digo não ao sexismo! que decorreu entre setembro de 2021 e janeiro de 2022.

O concurso destinou-se às escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, públicas, privadas e profissionais, e foi promovido, conjuntamente, pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em colaboração com a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares. A iniciativa integrou-se no Projeto europeu Mobiliza-te contra o sexismo, apoiado pelo Conselho da Europa (CoE) e promovido em Portugal pela PpDM.

Os objetivos desta iniciativa convergem com os do Projeto Mobiliza-te contra o sexismo que consistem em dar a conhecer a Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec(2019) “Prevenir e combater o sexismo” e em participar na campanha do CoE, de divulgação da referida Recomendação, Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele.

 

2022-03-28.jpeg

O concurso pretendeu levar alunas e alunos do 7º ano ao 12º ano a conhecer e reflectir sobre as diferentes manifestações e efeitos do sexismo na sua vida, presente e futura, a mobilizar-se para o denunciar e para apelar à necessidade de o combater através da produção de vídeos, de curta duração, dirigidos a jovens e adolescentes.

Apresentaram-se a concurso 62 vídeos elegíveis sendo 25 de escolas do ensino básico e 37 do ensino secundário, envolvendo um total de 153 estudantes provenientes de 24 escolas ou agrupamentos de escolas.

O concurso conta com o patrocínio da Auchan e da Xerox que farão a entrega dos prémios às equipas distinguidas com os 1º e 2º prémios de cada uma das duas categorias (ensino básico e ensino secundário).

A cerimónia pública terá lugar na Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, e contará com a presença da Presidente da PpDM, da Presidente da CIG e da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, bem como com o visionamento da intervenção gravada de uma representante do Conselho da Europa, a que se seguirá a entrega dos prémios e a atribuição das menções honrosas.  O encerramento da sessão estará a cargo do Diretor Geral de Educação.

 

2022-03-28 Eu digo não ao sexismo! cartaz cerimo

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo #EuDigoNãoAoSexismo

_____________________________________________________________________________________________________________________