Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 01.08.22

Em agosto, desligar é palavra de ordem

2022-08-01.png

No final de junho, vemos partir os nossos alunos. A maioria para férias, com regresso anunciado, outros para voos mais altos, com reencontro, em algum momento, nas esquinas da vida.

Nessa altura, é com alívio que os vemos seguir. Estamos cansados das suas vozes, da sua inesgotável energia, no fim de um ano de trabalho exigente, em que diariamente os acolhemos, lhes demos respostas, lhes provocamos questões, os ouvimos… Ah! Que bem sabe o silêncio, nessas horas!

Colocada em pausa a nossa missão educativa, dedicamos o mês de julho ao trabalho de gestão, tantas vezes adiado ao longo do ano, graças à prioridade pedagógica:

- É a altura de catalogar finalmente aqueles novos exemplares que ainda não tínhamos conseguido tratar… 

- E se alterássemos um pouco a disposição da biblioteca? Aproveitamos as limpezas de verão, os livros fora da estante…

- Também há que contar e prestar contas… O que fizemos? O que deixamos por fazer?

- O que temos de melhorar? Como podemos fazê-lo? Talvez fosse de alterar alguns procedimentos…

Enfim, com um sem número de tarefas absorventes, chegamos rapidamente ao final do mês. Missão cumprida!

Eis-nos em agosto e agora a grande tarefa que nos espera é parar. Deixar de pensar em prioridades, programas, projetos, atividades e assuntos afins… verdadeiramente, apartar-nos do que ao trabalho diz respeito. 

Há tempo agora, para praticar exercício físico, desportos radicais… para pegar naqueles livros que ficaram a aguardar, ultrapassados pela leitura infantojuvenil obrigatória. Enfim, há tempo para o dolce far niente que ajudará a retemperar energias.

Também os canais de comunicação da Rede de Bibliotecas Escolares abrandarão o seu ritmo. Ao longo deste mês de agosto, republicar-se-ão artigos que poderão ter passado despercebidos, devido à velocidade da vida diária, e que se acredita poderem ter interesse. A seleção destes artigos obedece a dois critérios: apresentação de conceitos ligados à educação e às bibliotecas e divulgação de iniciativas/ projetos/ atividades das bibliotecas e que poderão inspirar ações futuras. Continuarão sempre por aqui, caso pretendamos voltar.

No entanto, iremos agora tirar partido do período de férias para abrandar e desligar. Olhar para outros referentes, recuperar a iniciativa e a inspiração. Recomeçaremos em setembro com o entusiasmo e as ideias renovadas que sempre caracterizam as bibliotecas escolares.

 

Boas férias!