Ecrãs e escolhas: caminhos para o bem-estar digital

Vivemos num tempo em que a presença constante da tecnologia na vida quotidiana é simultaneamente inevitável e desafiante. As escolas, como espaços de formação integral, são chamadas a refletir e a agir perante os efeitos que esta realidade tem no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. As bibliotecas escolares, com a sua vocação humanista e pedagógica, têm assumido um papel relevante na mediação destas questões.
Neste dossier, reunimos quatro textos que abordam diferentes dimensões do bem-estar digital. Começamos com uma reflexão sobre o uso de telemóveis nas escolas e as estratégias que podem ser adotadas para promover uma relação mais saudável com os dispositivos. Segue-se uma síntese do manual Handbook of Children and Screens, com recomendações práticas para professores baseadas em evidência científica. Exploramos depois o FOMO (Fear of Missing Out) — o medo de ficar de fora —, sentimento cada vez mais presente entre os jovens, e terminamos com o seu contraponto: o JOMO (Joy of Missing Out) — a alegria de se desligar.
Juntos, estes textos oferecem pistas para educar para a autonomia, a consciência crítica e o equilíbrio, contribuindo para uma cultura digital mais serena, inclusiva e humana.
____________________________________________________________________________

Bem-estar, também digital
Ter | 24.09.24
