Qua | 19.10.11
Ecoliteracia na literatura para a infância e juventude
Um projeto de investigação do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho que pretende identificar as linhas de interseção entre os planos estético e lúdico da Literatura para Crianças e Jovens e as suas virtualidades pedagógicas, especificamente no que toca à ecoliteracia.
Recorrendo a um corpus de publicações literárias para crianças da primeira década do século XXI e a duas abordagens concorrentes e complementares (a linguística e a literária), este projeto de investigação visa identificar as linhas de interseção entre os planos estético e lúdico da Literatura para Crianças e Jovens e a as suas virtualidades pedagógicas, especificamente no que toca à ecoliteracia (cf.: Capra, 2002).
Esta pode definir-se como a capacidade de os cidadãos desenvolverem um tipo de pensamento favorável à desconstrução do paradigma antropocêntrico que carateriza as sociedades ocidentais e as suas consequências mais diretas, nomeadamente a conceção do homem como legítimo explorador do meio natural em seu proveito e a da Natureza como uma inesgotável fonte de bens ao dispor de todas as necessidades e desejos humanos (o providencialismo). A essa desconstrução corresponde a edificação de uma conceção ecocêntrica, segundo a qual o homem se encontra integrado num sistema biológico complexo, cujo equilíbrio deve constituir uma aspiração individual e coletiva.
Tal objetivo exige uma definitiva alteração de mentalidades, de valores e de comportamentos, ou um novo estilo de vida. Isso deve ser desenvolvido desde a infância, preparando as crianças para um tipo de raciocínio não monolítico nem amputado, mas «ecológico», isto é, capaz de configurar as redes de relações em que cada ato se envolve.
Ler mais >>