Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 26.08.24

É urgente a leitura!

2024-08-26.jpg

(...)desde o aparecimento da linguagem , a humanidade não inventou nada melhor do que a leitura para estruturar o pensamento, organizar o desenvolvimento do cérebro e civilizar a nossa relação com o mundo. O livro constrói realmente a criança na sua tripla componente intelectual, emocional e social.
                                   Michel Desmurget, Ponham-nos a ler! [1]

Desde sempre, as questões relacionadas com a leitura, saber ler, gostar de ler, ocupam grande parte dos planos anuais de atividades das bibliotecas escolares. Que cada agrupamento de escolas desenhe e implemente um programa de leitura, é um imperativo para as bibliotecas, integrando há muitos anos as suas prioridades.

Para ajudar a pensar a matéria e a definir ações a implementar, ao longo de 2023-2024, este blogue publicou vários contributos. Hoje, damos destaque a alguns.

____________________________________________________________________________

 
Sex | 06.10.23

Knolling Literário: uma estratégia criativa para promoção da leitura

 

 

Knolling é uma técnica fotográfica que implica alinhar os objetos para criar a imagem perfeita. Que tal usar esta técnica para promover a leitura? Leia o artigo e veja como fazer.

____________________________________________________________________________

 
Sex | 24.11.23

Quando se fala de leitura, todos somos poucos!

 

 

 

Sendo a colaboração e o trabalho em rede a grande estratégia que molda a ação das bibliotecas escolares, perguntamo-nos: com quem temos de trabalhar, na escola, para cumprirmos o nosso compromisso na área da leitura?
Veja algumas sugestões para integrar a leitura nas diferentes áreas curriculares.

____________________________________________________________________________

 
Sex | 23.02.24

Estratégias para promover a leitura sem ler 😉

por Grupo Animando a Leer - Exploleer

 

 

A leitura não é incentivada apenas pela leitura, mas também pelo desenvolvimento de atividades que transmitam mensagens relacionadas com a leitura, a sua importância e o enriquecimento do conhecimento pessoal. Aprecie as estratégias que sugerimos.

____________________________________________________________________________

 
Qua | 13.03.24

Metodologias ativas na promoção da leitura e da escrita

 

 

O desenvolvimento de atividades de promoção da leitura e da escrita deve representar um modo de fazer refletido e estratégico, recorrendo a metodologias centradas no aluno. As atividades devem servir de suporte à promoção da leitura e da escrita e não distrair os alunos do texto. Os professores deveriam proporcionar aos alunos momentos de leitura e de discussão à volta dos textos várias vezes por dia e em diferentes contextos. Estas oportunidades permitirão que os alunos se transformem em leitores competentes, independentes e apaixonados pela leitura. A biblioteca escolar pode e deve ser uma estrutura catalisadora.

____________________________________________________________________________

Qui | 23.05.24

#AgoraÉsTuALer: um convite para partilhar leituras

por Joana Rita Sousa

 

 

 

Aqui fica o desafio para as pessoas leitoras. O desafio também se estende às professoras e aos professores que trabalham nas bibliotecas escolares: lancem este desafio no espaço da biblioteca ou nos canais digitais. Vamos a isto? #AgoraÉsTuALer

____________________________________________________________________________

 
Sex | 14.06.24

Capacitar os alunos com a leitura repetida

Por Kathy Collier

 

 

Os professores podem empoderar os alunos utilizando a leitura repetida como uma oportunidade para dar feedback, agir com base no feedback e registar os progressos. Neste artigo divulgam-se algumas ideias que os professores ou outros agentes (por exemplo voluntários de leitura) poderão considerar úteis.

____________________________________________________________________________

 
Qua | 10.07.24

Para aumentar a compreensão da leitura

por Shengnan Ma

 

 

Conheça esta estratégia que ajuda os alunos a adquirirem conhecimentos através de conversas com os colegas, com base no que leram. Com quanto mais pessoas os alunos falarem, mais informação obtêm, o que os ajuda a construírem uma imagem mais completa do tópico.

Referências

Desmurget, M. (2024). Ponham-nos a ler! - A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto Editores.

📷 Imagem criada com Rawpixel

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0