É urgente a leitura!
(...)desde o aparecimento da linguagem , a humanidade não inventou nada melhor do que a leitura para estruturar o pensamento, organizar o desenvolvimento do cérebro e civilizar a nossa relação com o mundo. O livro constrói realmente a criança na sua tripla componente intelectual, emocional e social.
Michel Desmurget, Ponham-nos a ler! [1]
Desde sempre, as questões relacionadas com a leitura, saber ler, gostar de ler, ocupam grande parte dos planos anuais de atividades das bibliotecas escolares. Que cada agrupamento de escolas desenhe e implemente um programa de leitura, é um imperativo para as bibliotecas, integrando há muitos anos as suas prioridades.
Para ajudar a pensar a matéria e a definir ações a implementar, ao longo de 2023-2024, este blogue publicou vários contributos. Hoje, damos destaque a alguns.
____________________________________________________________________________
Knolling Literário: uma estratégia criativa para promoção da leitura
Knolling é uma técnica fotográfica que implica alinhar os objetos para criar a imagem perfeita. Que tal usar esta técnica para promover a leitura? Leia o artigo e veja como fazer.
____________________________________________________________________________
Quando se fala de leitura, todos somos poucos!
Sendo a colaboração e o trabalho em rede a grande estratégia que molda a ação das bibliotecas escolares, perguntamo-nos: com quem temos de trabalhar, na escola, para cumprirmos o nosso compromisso na área da leitura?
Veja algumas sugestões para integrar a leitura nas diferentes áreas curriculares.
____________________________________________________________________________
Estratégias para promover a leitura sem ler 😉
por Grupo Animando a Leer - Exploleer
A leitura não é incentivada apenas pela leitura, mas também pelo desenvolvimento de atividades que transmitam mensagens relacionadas com a leitura, a sua importância e o enriquecimento do conhecimento pessoal. Aprecie as estratégias que sugerimos.
____________________________________________________________________________
Metodologias ativas na promoção da leitura e da escrita
O desenvolvimento de atividades de promoção da leitura e da escrita deve representar um modo de fazer refletido e estratégico, recorrendo a metodologias centradas no aluno. As atividades devem servir de suporte à promoção da leitura e da escrita e não distrair os alunos do texto. Os professores deveriam proporcionar aos alunos momentos de leitura e de discussão à volta dos textos várias vezes por dia e em diferentes contextos. Estas oportunidades permitirão que os alunos se transformem em leitores competentes, independentes e apaixonados pela leitura. A biblioteca escolar pode e deve ser uma estrutura catalisadora.
____________________________________________________________________________
#AgoraÉsTuALer: um convite para partilhar leituras
por Joana Rita Sousa
Aqui fica o desafio para as pessoas leitoras. O desafio também se estende às professoras e aos professores que trabalham nas bibliotecas escolares: lancem este desafio no espaço da biblioteca ou nos canais digitais. Vamos a isto? #AgoraÉsTuALer
____________________________________________________________________________
Capacitar os alunos com a leitura repetida
Por Kathy Collier
Os professores podem empoderar os alunos utilizando a leitura repetida como uma oportunidade para dar feedback, agir com base no feedback e registar os progressos. Neste artigo divulgam-se algumas ideias que os professores ou outros agentes (por exemplo voluntários de leitura) poderão considerar úteis.
____________________________________________________________________________
Para aumentar a compreensão da leitura
por Shengnan Ma
Conheça esta estratégia que ajuda os alunos a adquirirem conhecimentos através de conversas com os colegas, com base no que leram. Com quanto mais pessoas os alunos falarem, mais informação obtêm, o que os ajuda a construírem uma imagem mais completa do tópico.
Referências
Desmurget, M. (2024). Ponham-nos a ler! - A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto Editores.
📷 Imagem criada com Rawpixel