Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




E-Learning

14.01.10


A elearningpapers é uma publicação da União Europeia dedicada ao  intercâmbio de informações e à promoção da investigação sobre o e-learning na Europa.

No editorial do elearningpapers nº 17,  lê-se:

O panorama dos conteúdos de e-learning vive mudanças interessantes. Enquanto que o desenvolvimento dos media digitais oferece oportunidades radicalmente novas tanto aos fornecedores de conteúdos de aprendizagem como aos estudantes, as larguras de banda sempre maiores dos meios de telecomunicação vieram permitir o uso, não antecipado, de material rico em media (videoclips, audioclips, simulações, etc.) no campo do e-learning. Paralelamente, as bibliotecas digitais e outros recursos dispensam fornecedores e estudantes da necessidade de locais físicos de acesso restrito. No entanto, como provam os artigos deste número da eLearning Papers, devemos reavaliar as dificuldades visuais e pedagógicas dos conteúdos de e-learning. (...)

As linhas de demarcação entre fornecedores de conteúdo e aprendentes têm vindo a alterar-se, à medida que os aprendentes intervêm na produção de conteúdos. Os exemplos fascinantes constituídos pela Wikipedia, o YouTube e o MySpace, entre outros, mostram a força e o potencial da produção inter-pares e dos conteúdos criados por utilizadores para a aprendizagem. Na verdade, esta tendência para a produção inter-pares vem realçar a necessidade de nos debruçarmos sobre as questões relacionadas com a qualidade dos conteúdos de e-learning com um novo olhar. (...)

 

Os artigos deste número trazem-nos uma leitura singular do tema. O artigo assinado por Frans Van Assche & al. descreve o projecto Learning Resource Exchange (Bolsa de Recursos de Aprendizagem), cujo objectivo é a partilha de recursos educativos entre escolas europeias. Ulf-Daniel Ehlers e Jochen Josten discorrem sobre um procedimento de certificação de qualidade no domínio da capacitação. No artigo escrito por Ari-Matti Auvinen abordam-se os aspectos qualitativos dos conteúdos de e-learning produzidos inter-pares. Alivizos Sofos e Apostolos Kostas apresentam uma lista de critérios de avaliação para recursos educativos em linha. Para terminar, Olimpius Istrate analisa o desenho visual e pedagógico de material de e-learning.
Ler mais >>

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor