Seg | 14.08.23
Dossier: Inteligência Artificial
As questões da inteligência artificial e da forma como estas impactam a educação e o trabalho das bibliotecas, escolares ou não, é, sem dúvida, um assunto que nos tem despertado a atenção e, certamente, continuará a despertar. Leia esta seleção de artigos.
________________________________________________________________
No encalço de uma Lei sobre Inteligência Artificial
Vivemos, hoje, em plena era digital e a União Europeia adotou uma estratégia para moldar a transformação digital, procurando capitalizá-la a favor dos cidadãos o que implica, também, regulamentar para os proteger. De facto, a abordagem (...)
________________________________________________________________
Inteligência artificial generativa na Educação
Com o aparecimento, em outubro de 2022, de modelos de linguagem (LLM - large language model) generativa, como o chatGPT ou o Bing Chat, o mundo passou a evoluir ainda mais velozmente. Essa mudança tem e terá, inegavelmente, repercussões (...)
________________________________________________________________
Utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem
A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente na nossa sociedade, influenciando a forma como trabalhamos, aprendemos e interagimos uns com os outros. Em educação, pode contribuir para a melhoria das práticas de ensino, (...)
________________________________________________________________
Já há máquinas que escrevem e desenham como os humanos! E agora?
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia em rápido desenvolvimento que tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas, mas também levanta questões éticas e legais importantes. Como o aparecimento de (...)
________________________________________________________________
Desafios-chave para a Inteligência Artificial na Educação
Recentemente, o Conselho da Europa divulgou o relatório ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, um estudo onde são examinadas as ligações entre a (...)
________________________________________________________________
As ligações entre a Inteligência Artificial e a Educação (IA&ED)
Recentemente, o Conselho da Europa divulgou o relatório ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law,[1] um estudo onde são examinadas as ligações entre a (...)
________________________________________________________________
Inteligência Artificial nas bibliotecas
O principal objetivo da Inteligência Artificial (IA) é desenvolver tecnologias que tenham a capacidade de simular as ações humanas e de “pensar” de forma lógica, criando soluções para os mais variados aspetos da vida. Um dos (...)
________________________________________________________________
O poder da Inteligência Artificial
Literacia da informação e dos media, uma emergência educativa
A Inteligência Artificial (IA) traz toda uma série de benefícios para o dia-a-dia das nossas vidas, através de assistentes virtuais que podem responder a grande número de perguntas, de aplicações que ajudam as organizações a obter (...)
________________________________________________________________
Estados-membros da UNESCO adotam o Acordo Mundial sobre Ética da Inteligência Artificial (IA)
Este texto histórico estabelece valores e princípios comuns que irão orientar a construção da infraestrutura legal necessária para assegurar o desenvolvimento saudável da IA. A IA é omnipresente, permitindo muitas das nossas rotinas (...)