Do Livro ao Microfone
Como “A Voz da Escola” Dá Vida às Palavras – AE Pinhel
O projeto da rádio “A Voz da Escola”, do Agrupamento de Escolas de Pinhel, surgiu em 2010 e, desde então, tem vindo a chegar ao público quinzenalmente, em direto, através da rádio local (Rádio Elmo). Trata-se de um projeto globalizante, que abrange todos os níveis de ensino do agrupamento e envolve, de forma profunda, muitos alunos e professores, e, ocasionalmente, também pais e personalidades locais.
Na sua génese, para além da vontade de divulgar o que de melhor se faz no agrupamento e de fortalecer a articulação com a comunidade educativa, esteve – sobretudo – a preocupação com a promoção e o desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente no domínio da leitura e da literacia dos média.
Em 2019, o Agrupamento teve uma candidatura de Ideias com Mérito da Rede de Bibliotecas Escolares aprovada, no âmbito da rádio escolar, com o título: "PodCast`Elo de Pinhel". De entre as várias ações desenvolvidas nesse projeto, destaca-se a continuidade até à atualidade da realização de gravações e podcasts, que podem ser ouvidos através da ligação: A Voz da Escola no Spotify.
A leitura em voz alta de textos de diversos formatos na rádio contribui, de forma evidente, para o treino do ritmo, da entoação, da articulação verbal e da expressão oral. Ler para os ouvintes reforça a confiança, a autoestima e a capacidade de concentração. Estimula o gosto pela leitura, a vontade de aperfeiçoar as técnicas de leitura e o enriquecimento do vocabulário. Acreditamos que esta prática aumenta a motivação e o interesse de crianças e adolescentes pelos livros e, ao mesmo tempo, melhora o pensamento crítico e a fluência leitora.
Com o programa de rádio, pretende-se também estimular aprendizagens no âmbito da literacia da informação e dos média, desafiando os alunos a produzirem conteúdos mediáticos de forma criativa e reflexiva.
A título de exemplo, destacamos a dinâmica de um dos mais recentes programas, transmitido no dia 2 de maio de 2025. A emissão, realizada a partir do estúdio da Rádio Elmo, foi conduzida por cinco alunos do ensino secundário e do 3.º ciclo, que, seguindo o guião, interagiram com colegas e professores presentes em estúdio. Para além da transmissão em direto, foram ouvidas gravações de podcasts realizados por alunos do 5.º ano, com leituras, pesquisas sobre castelos e a sociedade medieval, numa articulação com as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal.
Outros alunos contribuíram para o programa gravando entrevistas a personalidades locais e a convidados externos, no âmbito de uma palestra sobre o 25 de Abril, numa parceria com a disciplina de Filosofia.
Houve ainda espaço para a poesia, com a participação especial de dois alunos imigrantes, oriundos da Síria e da Índia, que gravaram a leitura de poemas de Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade, promovendo assim a inclusão real e efetiva destes alunos.
Foram também destacados outros autores e obras, como Luís Vaz de Camões (vida e obra), Manuel António Pina, Alice Vieira, Alexandre Herculano e Sophia de Mello Breyner Andresen.
O programa divulgou ainda o Espetáculo Poético e Musical, preparado por professores e alunos para a Feira do Livro do Município de Pinhel, que se realizou no dia 15 do mesmo mês, convidando todos os ouvintes a estarem presentes.
O programa foi enriquecido pela participação das crianças da educação pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos, que, sob a orientação dos seus professores de Educação Musical, interpretaram belas canções. A gravação do programa pode ser ouvida online, nas páginas oficiais do Agrupamento.
Esta ação insere-se também no âmbito do programa aLer mais e Melhor, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, que visa reforçar a leitura como prática social e cultural, fomentando hábitos de leitura e a formação de leitores críticos e autónomos. Através das leituras na rádio e das produções sonoras, o Agrupamento de Escolas de Pinhel contribui ativamente para este objetivo, articulando a leitura com a oralidade, o pensamento crítico e a cidadania, e consolidando o papel da biblioteca escolar como promotora de literacia e de aprendizagens significativas.
Este projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 4 – Educação de Qualidade, ao promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os alunos, e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao fomentar a participação ativa dos jovens na comunidade, o respeito pela diversidade e a liberdade de expressão. Também contribui para o ODS 10 – Redução das Desigualdades, ao valorizar a voz de todos os alunos, independentemente da sua origem, e ao promover a inclusão de alunos imigrantes e de diferentes culturas, através da leitura e da partilha de saberes.
Como dizia Paulo Freire, "A leitura do mundo precede a leitura da palavra". Neste projeto, acreditamos que dar voz aos alunos é, também, dar-lhes o mundo. [1]
Referência
[1] Freire, P. (1981). A Importância do ato de ler. Trabalho apresentado na abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, realizado em Campinas, em novembro de 1981. https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf
Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Pinhel