Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 24.06.22

Disciplina de Projeto

Agrupamento de Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém

2022-06-24.png

Leitura: 1 min

No Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém, como oferta complementar no 4.º ano, temos a Disciplina de Projeto onde se pretende que os alunos se apropriem de métodos de trabalho, de pesquisa e de investigação, utilizando o modelo de pesquisa BIG6. A metodologia de projeto implementada nas turmas do 4.º ano há dois anos, foi integrada este ano letivo no PADDE deste Agrupamento e alargada às turmas dos 5.º e 7.º anos. É seguindo as seis etapas do modelo de pesquisa BIG6 que os alunos são orientados na investigação de um tema. Em relação ao 4.º ano, a temática abordada foi o património de Santarém. 

O processo é iniciado com o anúncio, pelo professor, do tema, da data-limite da entrega do trabalho e qual o público-alvo da apresentação do mesmo. Em seguida, dado o tema ser muito alargado, os alunos escolhem um subtema, identificam o que já sabem e questionam-se sobre o que não sabem, construindo várias perguntas que constituem as linhas orientadoras de todo o trabalho de pesquisa.

Posteriormente, identificam, para cada pergunta, as possíveis fontes de pesquisa para recolherem a informação.

Segue-se a pesquisa in loco, em livros e em páginas Web. Na fase da pesquisa os alunos conhecem as regras básicas para uma maior eficácia a pesquisar na Internet, aprendem a reconhecer páginas Web de confiança, assim como a fazerem referências bibliográficas de livros e de páginas Web.

Seguidamente, há o registo da informação que dá resposta às perguntas feitas inicialmente. 

A etapa seguinte é a escolha da forma mais adequada de apresentar o trabalho ao público-alvo. Escolhida a forma de apresentação, constroem-se os artefactos.

Por fim, há a avaliação do processo e do produto. Finalizada a avaliação, é organizado o evento de apresentação do trabalho de pesquisa.

Todo o trabalho que se vai realizando nas aulas é partilhado num portefólio digital usando o Sway, uma aplicação do Office (https://sway.office.com/JtqxHwDVpESUbAgp?ref=Link / https://sway.office.com/rHrW7PvnfPvyAudp?ref=Link).

A ligação do Sway é partilhada com os encarregados de educação que, assim, seguem passo a passo a metodologia de trabalho e ficam com o registo das informações transmitidas nas aulas, podendo posteriormente acompanhar os seus educandos em trabalhos futuros.

_____________________________________________________________________________________________________________________