Direitos Humanos e bibliotecas
Durante o mês de novembro, no âmbito do desafio Instagram, a Rede de Bibliotecas Escolares sugeriu às bibliotecas que partilhassem uma medida do PADDE da sua escola, em que estivessem envolvidas. Entretanto, ficou claro que muitas escolas estão ainda em processo de conclusão desse documento, pelo que seria prematuro as bibliotecas fazerem partilhas consistentes e objetivas. Assim, optou-se por alargar o período de partilha deste desafio e as submissões validadas irão sendo publicadas ao longo do ano letivo.
E eis-nos em dezembro, mês em que os laços são normalmente fortalecidos, em que nos entregamos mais aos outros, em que estamos mais disponíveis para nos colocarmos no lugar do próximo… E é precisamente a 10 de dezembro que celebramos a Declaração Universal dos Direitos Humanos e que, tantas vezes, temos que lembrar que ainda estamos muito longe daquilo que ela prevê…
A este propósito recordamos que:
- A 11 de novembro, vimos publicado o relatório da UNESCO Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação que, constatando a necessidade de garantir o direito a uma educação de qualidade ao longo de toda a vida, a qual compreende o direito à informação, à cultura e à ciência, assim como o direito a aceder e contribuir para o património comum de conhecimento da humanidade, insta todos (juntos) a promover a cidadania ativa e a participação democrática, nos conteúdos, políticas e métodos educativos. [2]
- Também no seu Quadro Estratégico, Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro,[3] a RBE advoga os valores da equidade, diversidade e inclusão e a necessidade de reconhecimento e valorização da diversidade na sua pluralidade e de criação de condições para o desenvolvimento e participação de todos. Em concordância com estes valores, define no seu Eixo Pessoas a intenção de incentivar ações que convoquem para o exercício da cidadania democrática, reflexiva e empreendedora, comprometida com uma visão humanista e sustentável do mundo.
É neste contexto que este mês se desafiam as bibliotecas a partilharem uma atividade, desenvolvida ou a desenvolver, que aborde os Direitos Humanos.
Para criar coesão neste desafio, foi preparado um modelo com várias sugestões, do qual as escolas deverão preencher um diapositivo e guardá-lo em formato imagem (JPG ou PNG).
Essa imagem deverá ser publicada nos canais de comunicação da biblioteca e a hiperligação para a mesma partilhada com a RBE através deste formulário.
Sugerimos a utilização dos seguintes hashtags- #direitoshumanos #cidadania #bibliotecaescolar #rededebibliotecasescolares
Referências
[1] International Commission on the Futures of Education. (2021). Reimagining our futures together: a new social contract for education. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707
[2] Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. https://blogue.rbe.mec.pt/reimaginar-os-nossos-futuros-juntos-um-2531245
[3] Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2021) Bibliotecas escolares: presentes para o futuro: quadro estratégico 2021-2027. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf