Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 17.07.23

Dinâmicas de Parceria na Rede de Bibliotecas de Elvas (RBELV)

2023-07-17 pq.png

A Rede de Bibliotecas de Elvas, designada RBELV integra todas as bibliotecas e centros documentais do concelho de Elvas, numa parceria articulada entre a autarquia, a educação, a cultura, o ensino superior, a ciência e tecnologia.

No seio de uma cidade elevada a Património Mundial em 2012, a RBELV tem a particularidade de ter como parceiros, bibliotecas que abrem o caminho para novas e inovadoras partilhas.

Tânia Rico.jpg

Integram a RBELV as Bibliotecas das seguintes entidades: Município de Elvas, Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas , Agrupamento de Escolas n.º 2 de Elvas , Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas , Colégio Luso-Britânico de Elvas, Museu Militar de Elvas, Estabelecimento Prisional de Elvas e Escola Superior Agrária de Elvas/ Europe Direct Alto Alentejo (Instituto Politécnico de Portalegre).

Tem esta Rede como principal objetivo o desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura, da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital, para crianças, jovens e adultos, não só de todos os níveis de ensino, que integram a rede, como também da população em geral, nesta região do interior do país.

Para a concretização desse objetivo é fundamental no caso da Biblioteca Municipal de Elvas “Dr.ª Elsa Grilo”, a criação de parcerias entre as bibliotecas escolares e centros documentais, que consolidem dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das literacias, gerais e específicas, dirigidas a públicos diferenciados.

A Biblioteca Municipal de Elvas, em articulação com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Elvas e do Colégio Luso-Britânico de Elvas, tem vindo frequentemente a desenvolver ações cooperativas ao nível educativo e cultural, em prol do sucesso educativo no concelho e do crescimento dos níveis de literacia dos alunos e cidadãos do Concelho de Elvas. São disso exemplo, a partilha de recursos e espaços para a vinda de autores consagrados da literatura infantojuvenil, que se repartem na sua estadia por todas as Bibliotecas, alcançando-se assim todos os públicos, e rentabilizando a nível económico os recursos financeiros dos parceiros.

Esta colaboração entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares permite também criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas, tendo em vista a promoção da leitura e das literacias na comunidade local, como disso é exemplo o projeto “Conhecer para Promover”.

 O “Conhecer para Promover”, é um projeto que visa que os alunos do Secundário e Ensino Superior (Turismo e Hotelaria), no âmbito dos seus estágios e depois no seu percurso profissional, possam dar informação aos turistas sobre as Rotas de Escritores e Obras Literárias de Elvas.

De modo iniciático, é dada uma breve formação e explicação sobre as rotas aos formandos, complementada com a visita presencial aos circuitos turísticos. As experiências e produtos de turismo literário contêm um forte potencial educativo para a comunidade local e fomentam a afirmação da identidade do povo-anfitrião e simultaneamente promovem o seu bem-estar económico.

Dinamizado pela Biblioteca Municipal em articulação com os professores bibliotecários, este projeto tem por objetivos o reconhecimento do papel da literatura enquanto recurso turístico no desenvolvimento de uma cidade e a valorização do património literário no âmbito do desenvolvimento da procura turístico-cultural, numa dialética entre passado e presente onde a literatura se assume como meio de envolvimento da cidade com a sua identidade, memórias e simbolismos intrínsecos.

A RBELV encontra-se também a desenvolver a implementação do Catálogo Coletivo Online das Bibliotecas do Concelho de Elvas com vista à melhoria do funcionamento das bibliotecas, fomentando desse modo o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições, que visem a otimização de recursos, a promoção de leitura e o desenvolvimento das literacias.

Esta plataforma agregadora dos recursos bibliográficos dos parceiros da Rede contribui para a disponibilização de vários serviços a utilizadores variados, contribuindo para uma gestão mais sustentada dos recursos bibliográficos e potenciando o acesso ao conhecimento e a divulgação das bibliotecas da Rede.

Tânia Morais Rico
Biblioteca Municipal de Elvas, “Dr.ª Elsa Grilo”
Município de Elvas

_____________________________________________________________________________________________________________________