Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 08.07.22

Digit@l_Mente

EB1 de Gualtar, do AE Carlos Amarante, Braga

2022-07-08.png

Leitura: 3 min |

O projeto Digit@l_Mente, dinamizado na EB1 de Gualtar, do AE Carlos Amarante, em Braga, foi financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em resultado de uma candidatura à iniciativa “Leituras… com a Biblioteca”, em janeiro de 2020.

Um dos vetores do projeto é fomentar a educação para os media, articulando iniciativas da biblioteca com o ensino de Português, Cidadania e Desenvolvimento e Estudo do Meio.

2020-2021

Durante o ano letivo 2020/2021, a Biblioteca Escolar trabalhou com as turmas de terceiro e quarto anos dinamizando sessões que iniciavam os alunos no estudo dos media. Um dos grandes pilares destas sessões foi a utilização dos recursos disponibilizados pela RBE - “Aprender com a Biblioteca Escolar” - mais concretamente, “Saber usar os Media”, dedicados ao 1.º ciclo. Desta forma, colocaram-se em prática das planificações relativas aos seguintes temas: “Media,… o que são?”; “Os media são uma construção”; “Quem és tu na Web?”; “Como são feitos os anúncios que eu gosto?”.

Foram ainda abordados e discutidos procedimentos e regras a seguir em ambiente online, e analisada a Carta dos Direitos da Criança na Internet.

Estimulado o gosto por saber mais sobre os media e a sua influência na nossa vida, os alunos contactaram com jornais, aprendendo a identificar a estrutura de uma notícia e de uma entrevista. Posteriormente foram-lhes facultados títulos que os convidavam a imaginar a notícia que lhes poderia estar associada, uma ideia original e muito motivadora do PÚBLICO na Escola. A entrevista passou também a fazer parte da prática escrita das turmas envolvidas, na medida em que no âmbito de diferentes atividades, por exemplo, o 25 de abril, os alunos aproveitaram para preparar um guião de entrevista e usá-lo junto dos seus familiares e professores.

2021-2022

No presente ano letivo, a Biblioteca Escolar continuou a desenvolver atividades que propiciam o desenvolvimento da literacia mediática. Destaca-se a sessão de leitura de jornais na biblioteca para os alunos do 4.º ano. Nesta sessão grupos de alunos tinham duas tarefas: reconstruir uma notícia, cujos parágrafos tinham sido separados, e fazer corresponder os títulos às respetivas notícias. Seguidamente, cada grupo lia a sua notícia em voz alta e os restantes alunos identificavam o lead e explicavam o assunto. Sublinha-se também a articulação que se estabeleceu entre a Biblioteca Escolar e o JN TAG, que resultou na dinamização de sessões de literacia mediática. Estas sessões contaram com a presença de uma jornalista que explicou como se organiza um jornal e se distribuem as suas secções e incitou os alunos a lerem criticamente algumas notícias do dia. Numa destas sessões, grupos de alunos apresentaram também as suas conclusões,  designadamente sobre: “As minhas escolhas de media”, em que se autoavaliam enquanto consumidores de media e problematizam influência destes no seu dia a dia.

O projeto Digit@l_Mente tem contribuído para estimular uma reflexão continuada sobre os media e o seu papel no nosso quotidiano. A dinâmica imposta pelo projeto ganhou raízes e a prática de desenvolvimento da literacia mediática não só se manterá, como evoluirá, no próximo ano, através da criação de um Clube de Jornalismo.

_____________________________________________________________________________________________________________________