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Blogue RBE

Qua | 28.06.23

DigComp 2.2: Atualização da Dimensão 4

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A rápida evolução das tecnologias e a complexificação dos contextos de produção e difusão da informação conduziram a novas e crescentes exigências de competência digital de que resultou o Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp), documento que trouxe um entendimento comum sobre o que é a competência digital, utilizando um vocabulário partilhado que possa  ser aplicado de forma consistente em tarefas variadas, em contextos europeus e internacionais, desde a formulação de políticas e definição de objetivos, até ao planeamento educativo, à avaliação e monitorização, cabendo aos utilizadores (instituições, intermediários ou promotores de iniciativas), adaptar o DigComp  às necessidades específicas dos grupos-alvo.

Publicado em 2013 (DigComp 1.0), o documento sofreu a primeira atualização em 2016 (DigComp 2.0) e a segunda em 2018 (DigComp 2.1), encontrando-se todas as versões disponíveis em língua portuguesa. Desde outubro de 2022 está disponível, também, a tradução do documento  DigComp 2.2 - The Digital Competence Framework for Citizens with new examples of knowledge, skills and attitudes[1], da responsabilidade de Margarida Lucas, António Moreira e de Anícia Rebelo Trindade.

O documento [2] inclui uma quarta atualização, especificamente da Dimensão 4 que apenas constava na versão 1.0, disponibilizando exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes aplicáveis a cada competência, validados através de um processo que incluiu a participação de diferentes atores. Nesta versão, são apresentados mais de 250 novos exemplos, com vista a ajudar os cidadãos a envolverem-se de forma confiante, crítica e segura com tecnologias digitais, incluindo com as tecnologias emergentes (Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, robotização, Internet das Coisas, dataficação) ou novos fenómenos, tais como desinformação, “misinformação” e “malinformação”. Há, ainda, o reconhecimento da necessidade crescente de abordar os aspetos ecológicos e de sustentabilidade que resultam da interação com as tecnologias digitais. Portanto, a presente atualização tem em conta as competências que os cidadãos precisam de ter face a estes recentes desenvolvimentos.

A estrutura do documento mantém-se, de uma maneira geral, inalterada, e cada competência integra um conjunto de cerca de 10 a 15 exemplos, que não pretendem ser uma lista exaustiva do que a competência implica, mas somente uma linha orientadora. Os exemplos poderão motivar educadores e formadores a atualizarem programas, planos e recursos pedagógicos.

A atualização organiza-se em cinco dimensões:

1- Dimensão 1- delineia as áreas de competência que são identificadas por um título e um número;

2- Dimensão 2 - detalha cada uma das competências e os seus descritores.

3- Dimensão 3 - descreve os níveis de proficiência de cada competência;

4- Dimensões 4 e 5 - descrevem vários exemplos relacionados com a dimensão 2, acrescentando valor e contexto:

- na dimensão 4, são apresentados exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes relacionados com cada competência;

- na dimensão 5,  são fornecidos exemplos de utilização em cenários de aprendizagem e de emprego, usando uma estratégia de “cascata”: a competência 1.2 tem um exemplo para o nível 1 de proficiência, a competência 1.3 para o nível 2, a competência 2.1 para o nível 3, e assim por diante.

Como na primeira versão do DigComp, publicada em 2013, a competência digital é definida como uma combinação de 21 competências agrupadas em cinco áreas (FIG. 1).

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Fig.1. Modelo conceptual do DigComp [2]

O que há de novo no DigComp2.2?

A atualização não altera os descritores do modelo conceptual de referência (Dimensões 1 e 2) e não altera a forma como os níveis de proficiência são delineados (Dimensão 3). Além disso, os exemplos de uso apresentados na Dimensão 5 são os mesmos. No entanto, apresenta mais de 250 exemplos sobre temas novos e emergentes e que incluem, por exemplo:

  • desinformação e "misinformação" nas redes sociais e em meios de informação ( verificação de factos e das suas fontes, fake news, deepfakes…) relacionados com a literacia da informação e dos media;

  • a tendência da dataficação de serviços e aplicações da Internet (com enfoque, por exemplo, na forma como os dados pessoais são explorados);

  • a interação com sistemas de IA (incluindo capacidades relacionadas com a proteção de dados e privacidade, mas também com considerações éticas);

  • tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT);

  • preocupação com a sustentabilidade ambiental (por exemplo, recursos consumidos pelas tecnologias);

  • contextos novos e emergentes (por exemplo, trabalho remoto e trabalho híbrido).

Nota 1 - Não se trata de uma lista exaustiva do que a própria competência abrange, pelo que os novos exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes não devem ser tomados como um conjunto de resultados de aprendizagem esperados de todos os cidadãos. Contudo, é possível utilizá-los como base para desenvolver descrições explícitas de objetivos de aprendizagem, conteúdos, experiências de aprendizagem e respetiva avaliação, num contexto de um planeamento e implementação mais instrutiva.

Nota 2 - Os exemplos não foram desenvolvidos nem se apresentam por níveis de proficiência. Mesmo que se note diferenças na sua complexidade, isto não significa que funcionem como um instrumento para medir progresso. Para cada competência, a Dimensão 3 descreve 8 níveis de proficiência.

Nota 3 - Os novos exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes não são disponibilizados como um instrumento de avaliação ou como um instrumento de autorreflexão sobre o desenvolvimento das próprias competências.

Interligações entre as competências-chave

As competências são uma combinação de conhecimentos, capacidades e atitudes, isto é, incluem conceitos e factos (ou seja, conhecimentos), descrições de capacidades (por exemplo, a capacidade para desenvolver processos) e atitudes (por exemplo, uma predisposição, uma apetência para agir).

As competências-chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida implica competências que são transversais e essenciais ao desenvolvimento de outras competências, para a realização pessoal, a manutenção de um estilo de vida saudável e sustentável, a empregabilidade, a cidadania ativa e inclusão social dos cidadãos, por isso as competências-chave complementam-se e estão interligadas entre si (FIG. 2). Assim, as competências-chave para um domínio apoiarão o desenvolvimento de competências noutro domínio.

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Fig. 2 A competência digital está interligada com outras competências [3]

O documento destaca algumas interligações para ilustrar a forma como a natureza complementar das competências pode ser encontrada em ambientes digitais.

No documento são retomadas as 5 áreas de competência que descrevem o que a competência digital engloba:

1- Literacia de informação e de dados:

  • - Articular necessidades de informação, localizar e recuperar dados, informação e conteúdo digital;
  • - Ajuizar sobre a relevância da fonte e do seu conteúdo;
  • - Armazenar, gerir e organizar dados, informação e conteúdo digital.

2- Comunicação e colaboração:

  • - Interagir, comunicar e colaborar através de tecnologias digitais enquanto simultaneamente consciente da diversidade cultural e geracional;
  • - Participar na sociedade através de serviços digitais públicos e privados e cidadania participativa.
  • - Gerir a sua identidade e reputação digital.

3- Criação de conteúdo digital

  • - Criar e editar conteúdo digital;
  • - Aperfeiçoar e integrar informação e conteúdo num corpo de conhecimento existente compreendendo simultaneamente como se aplicam direitos de autor e licenças;
  • - Saber como fornecer instruções compreensíveis para um sistema de computação.

4- Segurança

  • - Proteger dispositivos, conteúdo, dados pessoais e privacidade em ambientes digitais;
  • - Proteger a saúde física e psicológica e ter consciência das tecnologias digitais para o bem-estar social e inclusão social;
  • - Estar ciente do impacto ambiental das tecnologias digitais e da sua utilização.

5- Resolução de problemas:

  • - Identificar necessidades e problemas e resolver problemas conceptuais e situações problema em ambientes digitais;
  • - Utilizar ferramentas digitais para inovar processos e produtos;
  • - Manter-se a par da evolução digital.

As 3 primeiras áreas abordam competências a mobilizar em atividades e utilizações específicas.

As áreas 4 e 5 são “transversais”, aplicando-se a qualquer tipo de atividade realizada através de meios digitais. Salienta-se que há elementos da “Resolução de problemas” que estão presentes em todas as competências, tendo-se, no entanto, optado por se definir uma área específica para destacar a importância deste aspeto na apropriação de tecnologias e práticas digitais.

Para ler o Digcomp 2.2

A nova atualização do DigComp apresenta, na página 8, um esquema gráfico (Fig. 3), utilizando uma competência com as suas cinco Dimensões, que se estende por duas páginas, para aumentar a legibilidade do documento.

Fig3.png
Fig. 3 Como deve ser lido o DIgComp 2.2?[2]

O documento finaliza com um glossário atualizado e alargado, onde foram incluídos verbetes considerando o atual contexto de produção e difusão da informação.

Em suma, atendendo ao facto de a União Europeia ambicionar que 80% da população tenha competências digitais básicas até 2030, o documento atualizado, considerando as oportunidades e riscos das tecnologias emergentes, as novas condições de teletrabalho, que levaram a novos e crescentes requisitos de competências digitais, a necessidade  de abordar os aspetos verdes e de sustentabilidade na interação com as tecnologias digitais, fornece uma base para enquadrar as políticas nesta matéria, tanto na esfera da educação como para o mercado de trabalho.

Referências

  1. Vuorikari, R., Kluzer, S. & Punie Y. (2022). The Digital Competence Framework for Citizen - With new examples of knowledge, skills and attitudes. Publications Office of the European Union. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415

  2. Lucas, M., Moreira, A. & Trindade A.R. (2022). DigComp 2.2: Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos: com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. UA Editora. Universidade de Aveiro-Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia. https://digital.dge.mec.pt/sites/default/files/documents/2023/237-afcfb229158fb9121960b0b96ea215d4.pdf

 

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0