Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 18.05.20

Dia Internacional dos Museus 2020 | 18 de maio

Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão

Todos os anos desde 1977, o ICOM organiza o Dia Internacional dos Museus, um momento único para a comunidade internacional de museus.

birmingham-museums-trust-p00MgXaa6as-unsplash.jpg

https://unsplash.com/photos/p00MgXaa6as /The Travelling Companions, 1862. Artist: Augustus Leopold Egg/

 

O objectivo do Dia Internacional dos Museus (DIM) é chamar a atenção sobre o facto de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”. Organizado em 18 de maio de cada ano, os eventos e atividades planeados para comemorar o Dia Internacional dos Museus podem durar um dia, um fim de semana ou uma semana inteira. O DIM foi comemorado pela primeira vez há 40 anos. Em todo o mundo, cada vez mais museus participam nesta celebração. No ano passado, mais de 37.000 museus participaram neste evento em cerca de 158 países e territórios.

Referência: Portugal, I. (2019). Dia Internacional dos Museus 2020 – Museus para a Igualdade: Diversidade e InclusãoICOM Portugal. Retrieved 18 May 2020, from http://icom-portugal.org/2019/12/19/dia-internacional-dos-museus-2020-museus-para-a-igualdade-diversidade-e-inclusao/

 

A origem dos museus e a sua expansão pelo mundo. O Louvre como marco do museu dos dias de hoje.

E a pergunta: para que serve um museu?

UNIVESP | Universidade Virtual do Estado de São Paulo

 

Conteúdo relacionado:

 

_____________________________________________________________________________________________________________________