Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 11.04.23

Dia Internacional do Povo Roma: evidências, abordagens e recursos educativos

2023-04-11 pq.png

No passado sábado, 8 de abril, foi Dia Internacional das Pessoas Ciganas. De acordo com dados apresentados pelas bibliotecas escolares no âmbito do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025, foram realizadas em 2021 seis projetos e atividades – alguns no âmbito do projeto Todos Juntos Podemos Ler - envolvendo a cultura e pessoas da comunidade cigana e com a participação de um total de 1.529 crianças e jovens. 

Estas atividades centraram-se na leitura e discussão de livros como Ciganinho Chico do português cigano Bruno Gonçalves [2] e Os Ciganos de Sophia M. B. Andresen. [3]. Este era um conto inacabado de Sophia, encontrado no seu espólio na primavera de 2009 e que Pedro Sousa Tavares, jornalista e neto da escritora, concluiu.

Na biblioteca da Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, em Évora, Bruno Gonçalves participou da apresentação da sua obra. Licenciado em Animação Socioeducativa, Bruno Gonçalves Gomes tem formação em mediação intercultural e é formador do Conselho da Europa em Mediação com Ciganos. A segunda edição do livro, publicada em 2021, uma década depois da primeira, inclui mais temas e é ilustrada pela portuguesa cigana Natália Serrana.

Na biblioteca da Escola Secundária do Entroncamento, sob o mote do Diálogo Intercultural, apresentaram-se costumes e tradições da Ucrânia e da comunidade cigana, tendo sido convidadas para falar uma encarregada de educação de nacionalidade ucraniana e uma jovem portuguesa cigana a frequentar o ensino superior.

Em 2022 houve bibliotecas escolares que celebraram o Dia Internacional do Povo Roma, 8 de abril. Por exemplo, a Escola Secundária João de Araújo Correia de Peso da Régua focou a evocação deste dia na exibição e discussão de Rhoma Acans, filme documental de Leonor Teles que obteve, na edição 2013 das Curtas de Vila do Conde, o prémio Take One! A realizadora tem, da parte do pai, raízes ciganas e licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema. Balada de um Batráquio é outra das suas curtas-metragens que visa consciencializar e combater o anti-ciganismo [3].

Em 2022 a biblioteca da Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, na Covilhã, apoiou a criação do documentário Igual a Ti, da autoria das alunas Eduarda Gouveia e Joana Melo e que venceu o concurso 25sub25 da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ashoka Portugal, no âmbito do Change For Equality. O documentário contou ainda com o apoio da Universidade da Beira Interior e da cooperativa de intervenção social Coolabora.

Integrados no Todos Juntos Podemos Ler, em 2022, desenvolvem-se projetos que podem ser replicados por outras bibliotecas escolares, por exemplo:

- Leitura, ação, inclusão! do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, em que os alunos, a partir do levantamento de rimas, lendas, lengalengas, trava-línguas, adivinhas e contos que fazem parte da tradição oral da comunidade cigana, desenvolvem atividades das quais resulta a criação de um livro digital;

- Histórias daqui e dali para ti e para mim! do Agrupamento de Escolas Santo António, no Barreiro, em que os alunos fazem pesquisa, recolha e partilha oral de lendas, fábulas, histórias de diferentes culturas, inclusive cigana, com exploração dos textos, de modo a descobrirem valores comuns de cidadania.

No âmbito destes projetos identificam-se e discutem-se também representações negativas e redutoras, estereotipadas, da cultura cigana em canções, contos e provérbios populares portugueses, por exemplo, “Com um olho no burro e outro no cigano”.

 

Para além destas atividades no terreno, a Rede de Bibliotecas Escolares apresenta, no espaço Cidadania e Biblioteca Escolar | Pensar e intervir > Dinâmicas educativas seis dinâmicas educativas que podem ajudar à consciencialização e desconstrução do preconceito e ao aprofundamento da compreensão da história e da cultura do povo Roma:

  1. Testemunho: Dar visibilidade a pessoas ciganas

  2. Discussão: Vamos incentivar o movimento feminista cigano?

  3. Discussão: O que significa a palavra “cigano”?

  4. Discussão: Dia em Memória ao Holocausto Cigano

  5. Ativismo Sociopolítico: Campanha contra o preconceito cigano

  6. Ativismo Sociopolítico: Conheces o Samuel?

 

Referências

1. Conselho da Europa. (2023). Os ciganos - Os esquecidos da Europa. França: CE. https://www.coe.int/en/web/portal/the-roma-europe-forgotten-people

2. Gomes, B. (2021). A História do Ciganinho Chico (2.ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. https://lux24.lu/opiniao/bruno-goncalves-gomes-a-historia-do-ciganinho-chico/

Este livro tem o preço simbólico de 7 euros, dos quais 1 euro reverte para apoio a jovens e mulheres ciganas que frequentem o ensino secundário ou superior. Pode ser adquirido através de:

Ambição - Associação para a Igualdade de Género nas Comunidades Ciganas. (2017, 8 Mar.). associacaoribaltambicaocigana@gmail.com

3. Andresen,S., Tavares, P. & Wojciechowska, D. (ilus.). ( 2021). Os Ciganos. Lisboa: Porto Editora. https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/os-ciganos/14743020

4. Teles, L. (2012). Rhoma Acans. Portugal: Medeia filmes. https://medeiafilmes.com/filmes/rhoma-acans-2012

5. Teles, L. (2016). Balada de um Batráquio. Medeia Filmes. https://medeiafilmes.com/filmes/balada-de-um-batraquio-2016

 

_____________________________________________________________________________________________________________________