# Dia 8: Bom ano!
Por Manuela Pargana Silva, Coordenadora Nacional
Caros professores bibliotecários,
Neste recomeço, não quero deixar de saudar todos e desejar-vos um ano com energia, entusiasmo e perseverança para continuarmos o trabalho de “construção do futuro” na e com a biblioteca escolar.
Sabemos que a Rede consubstancia uma ação suportada no coletivo, sempre traduzida em práticas colaborativas, desenvolvidas a vários níveis e pautando-se por uma constante partilha de conhecimento, ideias e trabalho. A identificação dos desafios e as soluções concebidas em equipa apresentam-se como as melhores estratégias de resposta, face aos complexos desafios que se colocam hoje à educação, às sociedades e à humanidade.
Em Rede, será mais fácil prosseguir a tarefa e o apoio a quem desempenha o nobre “ofício” de ajudar a descobrir o gosto por aprender e despertar a curiosidade e a criatividade, não perdendo nunca de vista os princípios e valores que norteiam a RBE: a liberdade, a equidade, a inovação e a responsabilidade, sempre suportados numa visão humanista.
Quando assinalamos os 50 anos de democracia em Portugal e, simultaneamente, em Portugal e no mundo, assistimos a ataques ferozes e multifacetados à liberdade, não podemos esquecer que às bibliotecas (de qualquer tipologia) sempre coube a sua salvaguarda. Estamos, por isso, todos, convocados para disponibilizar o acesso universal à informação e formar para o seu uso eficaz, ético e criativo, defendendo a liberdade intelectual e o pensamento crítico. Reforcemos abril, ao longo do ano que agora iniciamos.
Neste ano, subordinado ao lema Iteração & Consolidação, queremos apostar num trabalho orientado para a consecução de objetivos bem definidos e concretos, decorrentes da identificação clara de necessidades/ problemas e reforçar práticas regulares, com vista à consolidação eficaz de aprendizagens. Persistiremos numa atenção cuidada às áreas de trabalho que sempre foram nossas: a leitura, a escrita e as literacias dos media e da informação e seremos, ainda, sítios de cultura e inovação.
Continuaremos a acompanhar as problemáticas da atualidade com implicações na educação, desde as mais globais às mais específicas, elaborando e disponibilizando orientações, literatura especializada e prestando apoio de proximidade.
Já em outubro, no mês dedicado às bibliotecas escolares, temos encontro marcado na Fundação Calouste Gulbenkian - Fórum RBE: liberdade e transformação, constituindo-se a iniciativa como uma oportunidade para nos encontrarmos e, juntos, escutarmos e refletirmos sobre temáticas variadas e emergentes, importantes para incorporar na nossa ação.
Conto convosco para prosseguirmos o trabalho de consolidação da REDE RBE, sempre com o objetivo de fazer mais e melhor por aqueles que nos movem diariamente: os nossos alunos.
Um abraço amigo,
Manuela Pargana Silva,
Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares