Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 12.09.23

# Dia 8: Bom ano!

Por Manuela Pargana Silva, Coordenadora Nacional

2023-09-12.png

Caros professores bibliotecários,

Neste recomeço, não quero deixar de saudar todos e desejar-vos um ano com energia, entusiasmo e perseverança para continuarmos o trabalho de “construção do futuro” na e com a biblioteca escolar.

Sabemos que a Rede consubstancia uma ação suportada no coletivo, sempre traduzida em práticas colaborativas, desenvolvidas a vários níveis e pautando-se por uma constante partilha de conhecimento, ideias e trabalho. A identificação dos desafios e as soluções concebidas em equipa apresentam-se como as melhores estratégias de resposta, face aos complexos desafios que se colocam hoje à educação, às sociedades e à humanidade.

 Em Rede, será mais fácil prosseguir a tarefa e o apoio a quem desempenha o nobre “ofício” de ajudar a descobrir o gosto por aprender e despertar a curiosidade e a criatividade, não perdendo nunca de vista os princípios e valores que norteiam a RBE: a liberdade, a equidade, a inovação e a responsabilidade, sempre suportados numa visão humanista.

Quando assinalamos os 50 anos de democracia em Portugal e, simultaneamente, em Portugal e no mundo, assistimos a ataques ferozes e multifacetados à liberdade, não podemos esquecer que às bibliotecas (de qualquer tipologia) sempre coube a sua salvaguarda. Estamos, por isso, todos, convocados para disponibilizar o acesso universal à informação e formar para o seu uso eficaz, ético e criativo, defendendo a liberdade intelectual e o pensamento crítico. Reforcemos abril, ao longo do ano que agora iniciamos.

Neste ano, subordinado ao lema Iteração & Consolidação, queremos apostar num trabalho orientado para a consecução de objetivos bem definidos e concretos, decorrentes da identificação clara de necessidades/ problemas e reforçar práticas regulares, com vista à consolidação eficaz de aprendizagens. Persistiremos numa atenção cuidada às áreas de trabalho que sempre foram nossas: a leitura, a escrita e as literacias dos media e da informação e seremos, ainda, sítios de cultura e inovação.

Continuaremos a acompanhar as problemáticas da atualidade com implicações na educação, desde as mais globais às mais específicas, elaborando e disponibilizando orientações, literatura especializada e prestando apoio de proximidade.

Já em outubro, no mês dedicado às bibliotecas escolares, temos encontro marcado na Fundação Calouste Gulbenkian -  Fórum RBE: liberdade e transformação, constituindo-se a iniciativa como uma oportunidade para nos encontrarmos e, juntos, escutarmos e refletirmos sobre temáticas variadas e emergentes, importantes para incorporar na nossa ação.

Conto convosco para prosseguirmos o trabalho de consolidação da REDE RBE, sempre com o objetivo de fazer mais e melhor por aqueles que nos movem diariamente: os nossos alunos.

Um abraço amigo,

Manuela Pargana Silva,
Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares

_____________________________________________________________________________________________________________________