Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 30.10.23

Design de sítios Web: Os utilizadores são importantes (mas os seus não são especiais)

2023-10-26.png

As bibliotecas desenvolvem as suas coleções para apoiar as suas comunidades. A coleção de uma biblioteca não é a mesma que a de outra, uma vez que tem de se adaptar aos seus utilizadores.

Esta mesma doutrina não se aplica aos sítios Web. Lembre-se, os utilizadores chegam ao sítio Web da sua biblioteca com toda a sua experiência na Web. Se o seu sítio desrespeitar as convenções ou não tiver os elementos esperados, não está a servir a sua comunidade - está a apresentar obstáculos de que as pessoas não estão à espera.

É demasiado fácil acreditar que, online, os utilizadores da sua biblioteca são uns flocos de neve especiais. Pelo contrário, eles são como toda a gente que utiliza a Web: Querem poder aplicar os seus conhecimentos prévios e sentir-se confortáveis quando utilizam o sítio Web da biblioteca.

As melhores práticas são importantes. Faça com que o site da sua biblioteca seja um lugar familiar.

_______________________________________________________________________________________________

Referência

Este é o último de um conjunto de cinco artigos, resultantes da tradução de:

Solomon, L. (setembro de 2023). Website Design: Best Practices That Really Matter to Your Users. Computers in Libraries. Information Today. https://www.infotoday.com/cilmag/sep23/Solomon--Website-Design-Best-Practices-That-Really-Matter-to-Your-Users.shtml

Veja também:

#1 Design de sítios Web: Boas práticas que realmente interessam aos seus utilizadores

#2 Design de sítios Web: A velocidade é importante

#3 Design de sítios Web: As imagens são importantes

#4 Design de sítios Web: A Navegação é importante

Sobre a autora

Laura Solomon é gestora de serviços bibliotecários da Rede de Informação da Biblioteca Pública do Ohio (oplin.ohio.gov) e programadora Web front-end certificada. Há mais de 20 anos que desenvolve e desenha para a Web, tanto em bibliotecas públicas como enquanto consultora independente. É especialista em desenvolvimento com Drupal. Eleita Library JournalMover & Shaker em 2010, escreveu três livros sobre redes sociais e marketing de conteúdos, especificamente para bibliotecas, e dá palestras internacionais sobre estes e outros tópicos relacionados com tecnologia. Como ex-bibliotecária infantil, gosta de levar a "diversão da tecnologia" ao público e de dar às bibliotecas as ferramentas de que necessitam para servir melhor o cliente virtual.

📷 Gerd Altmann por Pixabay

_____________________________________________________________________________________________________________________